A caçula da família real completa seu primeiro aniversário nesta segunda (2), mas a lista de presentes que reuniu ao longo destes 12 meses é extensa o suficiente para dar inveja a qualquer estadista mais experiente.
Desde que nasceu, a princesa Charlotte, quarta na linha de sucessão ao trono, já recebeu presentes de 64 países diferentes, além de incontáveis mimos de instituições e admiradores.
Entre eles, está um chocalho que é mais joia que brinquedo — o objeto, feito em ouro branco, é todo incrustado de diamantes, rubis e safiras, avaliado em US$ 45 mil (R$ 155 mil).
Ela também ganhou um chocalho (este, um pouco mais modesto) de prata, presente de Enrique Peña Nieto, durante visita do presidente mexicano ao país em 2015.
Obama, que visitou a família real recentemente, foi menos “ostentação”: o presidente americano presenteou Charlotte com um quebra-cabeças e um ursinho de pelúcia, presentes que também deu ao príncipe George.
Para comemorar o aniversário de Charlotte, o palácio real divulgou novas fotos da princesa neste domingo (1º). A rainha Elizabeth também soprou velinhas recentemente: ela completou 90 anos em 21 de abril.
Confira a lista dos presentes da princesa, de acordo com o jornal britânico “The Telegraph”:
Chocalho de prata, Enrique Peña Nieto (presidente do México)
Chocalho de ouro e diamantes, The Natural Sapphire Company
Chocalho de madeira, Ciaran Hogan
Conjunto de bonecas de seda chinesas, Xi Jinping (presidente da China)
Quebra-cabeças, ursinho de pelúcia, Barack Obama (presidente dos EUA)
Livro de contos de Hans Christian Andersen, David Cameron (primeiro-ministro do Reino Unido)
Casaco de neve, Stephen Harper (ex-premiê do Canadá)
Vestido bordado com os dizeres “De Israel Com Amor”, Reuven Rivlin (presidente de Israel)
Casaco butanês, Jigme Khesar (rei do Butão)