Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de dezembro de 2023
Assinatura de Javier Milei no livro de presenças do Congresso
Foto: ReproduçãoO novo presidente da Argentina, Javier Milei, registrou seu slogan político “viva la libertad, carajo!” (viva a liberdade, caralho!) no livro de presenças do Congresso Nacional durante a sua cerimônia de posse, realizada neste domingo (10).
Ele costuma terminar muitas falas com essa frase e já usa até mesmo uma sigla (VLLC) para se referir a ela em tuítes. “Viva la libertad, carajo!” também aparece em camisetas e há diversos perfis em redes sociais com esse lema.
Embora, no dicionário, a palavra espanhola carajo tenha o mesmo sentido da palavra muito parecida em português, na Argentina, o termo não tem o mesmo peso obsceno do que no Brasil.
A professora de letras da USP, Heloisa Pezza Cintrão, disse que, de fato, carajo é uma palavra relacionada ao órgão sexual masculino. “Carajo, dicionarizado, se refere ao pênis, é esse o significado. É o mesmo da palavra em português, esse não é um falso cognato”, explicou.
No entanto, a professora afirmou que algumas palavras, de tanto usadas, se esvaziam do sentido. “Eu duvido que eles [os argentinos] tenham perdido a noção do que carajo significa, mas a palavra deixou de ter peso de obscenidade”, disse a professora.