Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em tensão com a Rússia, escolas ucranianas iniciam treinamentos contra bombas

Compartilhe esta notícia:

Centenas de estudantes da Ucrânia vêm recebendo treinamento para possíveis ameaças de bomba em meio ao aumento de tensão na região com um possível ataque russo. (Foto: Reprodução)

O possível conflito entre Ucrânia e Rússia está fazendo o governo ucraniano começar um processo de preparação para os possíveis ataques que poderá sofrer. Uma dessas medidas é a implementação de treinamentos para crianças nas escolas sobre ameaças de bombas.

Centenas de estudantes da Ucrânia vêm recebendo treinamento para possíveis ameaças de bomba em meio ao aumento de tensão na região com um possível ataque russo.

Crianças e adolescentes da capital Kiev e de diversas outras cidades ucranianas aprendem a identificar artefatos explosivos e como buscar abrigo frente a uma ameaça.

Simulações de emergência têm aumentado nas escolas enquanto falsas denúncias de bombas chegam às autoridades diariamente.

Os ucranianos acusam a Rússia de espalhar mentiras e provocar um clima de tensão na área, com ameaças infundadas de bomba.

Forças de Segurança da Ucrânia disseram que apenas em janeiro, já foram mais de 300 ameaças – no ano passado inteiro foram pouco mais de 1,1 mil.

Autoridades russas também acusam a Ucrânia de espalhar terror na fronteira e afirmam que os vizinhos são responsáveis por ameaças não comprovadas de bomba em shoppings e creches.

“Quantos explosivos você acha que consegue colocar nessa?”, perguntou um especialista em desarme de bombas ucraniano, mostrando uma coruja azul e amarela diante de alunos perplexos que participavam de simulações de emergência em sua escola em Kiev na última quinta-feira.

Agentes de segurança organizaram o treinamento após a série de ameaças falsas de bomba forçarem a desocupação de escolas da capital Kiev, e em outras cidades.

Kiev culpa a Rússia pelos falsos avisos, e acusa o país vizinho de já travar uma guerra híbrida contra seu ex-satélite soviético, enquanto ameaça uma invasão completa do país, acumulando mais de 100 mil soldados na fronteira ucraniana.

“O propósito dos serviços especiais russos é óbvio – colocar pressão adicional na Ucrânia, semear a ansiedade e o pânico entre a população”, disse o Serviço de Segurança da Ucrânia, acrescentando que registrou mais de 300 ameaças de bombas até agora neste ano, em comparação com 1.100 ao longo do ano de 2021 inteiro.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não respondeu a um pedido por comentários.

Já as autoridades russas culpam a Ucrânia por uma série semelhante de ameaças de bomba que forçaram a retirada de milhares de pessoas de escolas, shopping centers e jardins de infância russos. Após uma pausa, os avisos falsos na Rússia foram retomados conforme as tensões entre Moscou e Kiev aumentam.

Em 2014, Moscou anexou a Crimeia da Ucrânia e apoiou rebeldes que combatem tropas governamentais no leste daquele país, um conflito não resolvido que já fez pelo menos 15 mil vítimas fatais até hoje. As informações são do portal de notícias G1 e da agência de notícias Reuters.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Portugal decide neste domingo se a esquerda fica no poder
Presidente da Ucrânia diz que líderes mundiais exageram sobre chance de guerra
https://www.osul.com.br/em-tensao-com-a-russia-escolas-ucranianas-iniciam-treinamentos-contra-bombas/ Em tensão com a Rússia, escolas ucranianas iniciam treinamentos contra bombas 2022-01-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar