Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de fevereiro de 2025
De 10 a 16 de fevereiro, a operação “Radar Portátil” da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) multou 1.185 motoristas que trafegavam acima de 60 km/h, velocidade máxima permitida nas vias de Porto Alegre. No topo da lista estão uma motocicleta flagrada a 119 km/h e outra a 108 km/h, ambas na avenida Assis Brasil (Zona Norte).
Também passaram pelo equipamento portátil uma moto a 104 km/h na avenida Bento Gonçalves (Zona Leste) e um automóvel a 103 km/h em ponto não detalhado da avenida Ipiranga. Ao todo, foram fiscalizados 17.587 veículos ao longo da semana passada.
“O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito”, destaca o diretor de Operações da EPTC, Carlos Pires. “Observar a velocidade máxima da via é fundamental para ajudar na diminuição de acidentes e, com isso, salvar vidas”
Ofensiva prossegue
A EPTC iniciou nessa segunda-feira (17) mais uma etapa semanal da operação, abrangendo diversas ruas e avenidas durante manhãs, tardes e noites até o próximo domingo (23) .
Definidos com base em estudos técnicos, os pontos da ofensiva estão localizados na Assis Brasil, Dom Pedro II, Severo Dullius, Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), Juca Batista, Diário de Notícias, Ipiranga, Tarso Dutra, Bento Gonçalves, Baltazar de Oliveira Garcia, Sertório, Senador Tarso Dutra, Pereira Franco, Padre Cacique, Nilo Peçanha, Ernesto Neugebauer e Borges de Medeiros.
Para dar maior transparência às ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEV) do tipo portátil (radar), Fixo Redutor (lombada eletrônica) e do tipo Fixo Controlador (pardal) estão disponíveis para consulta no site eptctransparente.com.br.
Os locais também são informados por meio do aplicativo Waze. Basta clicar no ícone de polícia, acompanhado da descrição “radar móvel” e da informação sobre a velocidade máxima permitida na via. Além disso, as localizações continuarão sendo divulgadas pelos canais oficiais da administração municipal, no portal prefeitura.poa.br.
Placas perdidas
Proprietários de veículos com placa perdida durante a chuva intensa que atingiu Porto Alegre no sábado (15) devem entrar em contato com a EPTC por meio da Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou fone 118. A mesma orientação vale para quem encontrou dispositivo de identificação extraviado.
É possível, ainda, fazer a entrega diretamente a qualquer “azulzinho” ou na sede da empresa: rua João Neves da Fontoura nº 7, bairro Azenha. O expediente vai das 9h às 16h.
Para que os condutores possam regularizar a situação, a EPTC não registra infração por falta de placa dianteira no prazo de até 72 horas após o encerramento do evento climático – até o fim desta terça-feira (18), portanto. A medida consta em artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.
Quem teve placa perdida também precisa registrar boletim de ocorrência (B.O.) em Delegacia de Polícia ou na plataforma delegaciaonline.rs.gov.br. De posse do documento, o proprietário deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para autorizar a fabricação de novo dispositivo.
(Marcello Campos)