Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de março de 2023
O governador Eduardo Leite recebeu em Porto Alegre nesta quinta-feira (30) a visita do embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis. Na pauta do encontro, realizado no Palácio Piratini com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, estavam relações comerciais e oportunidades de investimento no Rio Grande do Sul para empresas do país da América do Norte.
A lista de vantagens detalhadas pelo anfitrião incluem o cenário econômico do Estado na atualidade, as recentes parcerias com a iniciativa privada nas mais diversas áreas e a intenção de receber novos investimentos. Ele também enumerou possibilidades na concessão de serviços de saneamento
Outro fator positivo que fez parte da conversa foram as oportunidades no segmento de energia sustentável. Nesse aspecto, destacaram-se tópicos como o protagonismo gaúcho na geração de energia eólica e iniciativas similares que podem interessar a investidores canadenses. Leite frisou:
“Somos um importante produtor de energia eólica, com parques em diferentes regiões do Estado. Em breve, devemos começar a exploração dessa modalidade em áreas de lagoa e alto-mar. São projetos importantes e que dialogam com as práticas dos investidores de seu país”.
Emmanuel Kamarianakis, que participa da segunda edição do evento “South Summit Brazil” em Porto Alegre, relatou experiências do Canadá na produção de “energia limpa” e, mais recentemente, em projetos voltados ao chamado “hidrogênio verde”.
Conforme o diplomata, o grande interesse de seu país é ampliar parcerias na área de agricultura, especialmente em tecnologia agrícola. “Apostamos no Brasil como grande produtor de alimentos para o mundo e o queremos como parceiro nesse processo”, ressaltou.
Eduardo Leite, por sua vez, enalteceu a modernização do setor no Estado e a excelência de indústrias locais que já atuam fortemente nessa área, assim como os inúmeros centros de pesquisa que trabalham com inovação para o aumento da produtividade no campo.
Relação com o Canadá
Desde 1997, o Rio Grande do Sul mantêm um “Acordo de Fraternidade” com a província canadense de Manitoba. A iniciativa inclui a realização de intercâmbio e cooperação nas áreas comercial, econômica e de relações culturais.
O Estado, aliás, é um grande importador de adubos canadenses: só no ano passado foram gastos quase US$ 490 milhões com a aquisição do insumo. O Canadá, por sua vez, costuma importar tabaco e aves do Estado. Além disso, mantém escritório comercial em Porto Alegre.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul