Depois de passar por Porto Alegre, a presidenta Dilma Rousseff visitou nesta segunda-feira áreas atingidas por tornados em Santa Catarina há uma semana e anunciou a liberação de 5,8 milhões de reais para os municípios afetados. Ela sobrevoou de helicóptero as cidades de Xanxerê e Ponte Serrada, no Oeste, e visitou um dos bairros mais atingidos em Xanxerê.
A maior parte dos recursos federais já anunciados será destinada a reerguer o ginásio de esportes de Xanxerê, que foi totalmente destruído no dia da tragédia. O governo autorizou a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para os atingidos e pretende usar o programa Minha Casa, Minha Vida nos trabalhos de reconstrução de moradias. Ao ser questionada pela imprensa a respeito dos efeitos do ajuste fiscal na liberação das verbas, Dilma afirmou que “o que é emergencial nunca é dificultado. Isso não está regido pelas mesmas regras”.
Prejuízo – A Defesa Civil de SC atualizou no domingo os dados sobre prejuízos nas cidades. Mais de 100 milhões de reais de danos foram orçados para Xanxerê e 9 milhões de reais no município de Ponte Serrada.
Em Xanxerê, 4.275 pessoas ficaram desalojadas e 539, desabrigadas. Houve duas mortes e 97 feridos. Foram 2.178 casas atingidas, sendo 1.583 com danos apenas nos telhados, 360 parcialmente danificadas e 235 totalmente destruídas, enquanto 38 empresas registraram prejuízos.
Houve 27 feridos, 1.050 desalojados e 77 desabrigados, conforme a Defesa Civil. Foram 180 casas com danos nos telhados, 148 parcialmente danificadas e 24 totalmente destruídas. Outras 31 empresas e uma edificação pública foram afetadas.
Em Xanxerê os prejuízos econômicos referentes a casas alcançam 49.597.184,00 reais. Nas empresas, os danos superam 45,3 milhões de reais. As edificações públicas registraram danos financeiros de 9,7 milhões de reais. Para o município de Ponte Serrada, o prejuízo foi de pouco mais de 8,1 milhões de reais em residências e empresas e 885 mil reais para edificações públicas. (AG e Folhapress)