Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2024
Nesta segunda-feira (27), a empresa Fraport Brasil – concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho – retomará suas operações de embarque e desembarque de passageiros, por meio de um terminal provisório: o “Porto Alegre Airport”. O local escolhido é Park Shopping, da cidade vizinha de Canoas.
Localizado no segundo piso do empreendimento e com acesso pela entrada B (avenida Farroupilha nº 4.545, bairro Marechal Rondon), a unidade temporária foi montada com os ambientes necessários para recepcionar passageiros e realizar os procedimentos de saída e entrada dos viajantes, incluindo processo de check-in e despacho de bagagem pelas companhias aéreas.
O estabelecimento funcionará a partir das 6h e fechará conforme a programação da última decolagem do dia. Foram instalados equipamentos de raio-X e pórticos com detector de metal, além de ETD (Explosive Detection Trace) para a inspeção de passageiros e bagagens de mão, de forma supervisionada pela Polícia Federal (PF), conforme exige a legislação do setor.
Após estes procedimentos, os passageiros aguardarão na sala de embarque até serem deslocados via terrestre à Base Aérea de Canoas, acompanhados de funcionários da Fraport Brasil e das empresas de aviação comercial. Os viajantes deverão se apresentar no Terminal ParkShopping três horas antes do voo (o processo de embarque será encerrado uma hora e meia antes).
Concluída tal etapa, não será possível ingressar na sala de embarque. O acesso de passageiros à Base Aérea será exclusivo para quem realizou os trâmites de embarque no Park Shopping e somente com ônibus identificado pela Fraport Brasil. Ou seja: não devem comparecer diretamente na Base Aérea.
Voos só para São Paulo e Campinas
A mobilização conta com o engajamento das empresas Azul, Gol e Latam. disponibilizando voos para os aeroportos paulistanos de Congonhas e Guarulhos, além da unidade de Viracopos, em Campinas (SP). Outros detalhes podem ser conferidos no site portoalegre-airport.com.br ou nos endereços eletrônicos das próprias transportadoras, bem como pelo telefone (51) 3358-2000.
“Reforçamos que a operação foi estruturada para apoiar a malha aérea emergencial no Rio Grande do Sul”, ressalta a empresa. “Dessa forma, pedimos a compreensão e atenção para as características extraordinárias dos procedimentos na estrutura do ‘Porto Alegre Airport’. Contamos com o apoio de todos para o sucesso da nova logística.”
(Marcello Campos)