Domingo, 23 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2022
A recomendação é que a população procure as unidades básicas de saúde ou outros pronto atendimentos.
Foto: Clóvis Prates/HCPATrinta crianças são atendidas nas nove vagas existentes na emergência pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) nesta quinta-feira (5).
O hospital informa em nota que “no momento, estão sendo usados, no limite máximo, todos os recursos materiais e humanos disponíveis, para atender a uma demanda superior ao triplo da capacidade”.
Desde abril a emergência pediátrica apresentou dias com superlotação.
Em casos mais simples, o HCPA recomenda que a população procure as unidades básicas de saúde ou prontos atendimentos.
Novos leitos
A prefeitura de Porto Alegre abriu 67 novos leitos pediátricos em hospitais da cidade na segunda-feira (2). O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) inaugurou 20 leitos de internação, 12 de observação e seis de UTI pediátrica, enquanto o Hospital Restinga e Extremo Sul passa a contar com 29 novos leitos de internação pediátrica.
A partir de 12 de maio, o Hospital Vila Nova, que não oferecia leitos infantis, terá dois novos setores: uma enfermaria com 30 leitos e uma observação de emergência pediátrica, com cinco.
O acréscimo de vagas no sistema de saúde da cidade se dá em meio à superlotação nos hospitais que oferecem atendimento de emergência pediátrica, situação que vem se mantendo há algumas semanas na Capital.