Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de junho de 2015
O número de vistos emitidos pela embaixada norte-americana para ingresso de brasileiros nos Estados Unidos bateu novo recorde em 2014. Somente no ano passado, 1,075 milhão de autorizações foram liberadas.
O número ultrapassou o pico registrado em 2012, quando 1,039 milhão de brasileiros tiveram permissão para visitar ou trabalhar nos EUA. Esse ritmo de emissões vinha sendo crescente desde 2005, de acordo com dados divulgados pela embaixada norte-americana. A exceção foi em 2013, quando houve uma pequena redução no número de liberações.
“Quando viemos renovar o visto do meu marido, no ano passado, o processo já estava bem mais rápido e prático. Agora, neste ano, o meu também venceu. Então, viemos fazer a minha renovação”, conta a professora Marcela Bovo de Sousa, 32 anos. Ela vive em Goiânia (GO) e teve de viajar até Brasília (DF), onde há um CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e Seção Consular.
No caso de renovação do documento, os turistas brasileiros são dispensados de passar por nova entrevista na Seção Consular, o que acelera o processo. Basta apresentar a documentação solicitada no CASV para tirar foto e fazer registro das digitais.
Processo
Os formulários, em inglês, ainda dificultam o acesso para brasileiros que não dominam o idioma, mas já surgiram empresas especializadas em assessorar o preenchimento das fichas.
Mais de 90% dos pedidos de visto feitos por brasileiros são aceitos, de acordo com a embaixada norte-americana. O tempo de espera para agendar uma entrevista é de menos de quatro dias em todo o País, segundo a embaixada. Já o processo todo leva, em média, dez dias. (Julia Borba/Folhapress)