Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Uma emissora do Japão transmitiu um alarme falso sobre o lançamento de um míssil da Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

Não ficou claro de imediato o que causou o alarme falso. (Foto: Reprodução)

A emissora pública japonesa NHK emitiu um alarme falso sobre um lançamento de míssil pela Coreia do Norte nesta terça-feira (16), mas corrigiu o erro em alguns minutos, informou o site da NHK.

Não ficou claro de imediato o que causou o alarme falso, que acontece dias depois de um alerta falso semelhante causar pânico no Havaí durante o fim de semana.

Havaí

Erro humano e falta de medidas adequadas à prova de falhas durante um exercício de alerta da defesa civil levaram ao falso alerta de míssil que gerou pânico no Havaí durante o fim de semana, reconheceu no último domingo (14) um porta-voz da agência estadual de gerenciamento de emergências.

Falando sobre as origens do alerta falso de sábado, que permaneceu sem ser corrigido por quase 40 minutos, o porta-voz Richard Rapoza disse que o funcionário que enviou por engano o alerta de míssil “foi temporariamente realocado” para outras funções.

Rapoza disse que uma investigação interna sobre o erro será concluída até o final desta semana, e que a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí saudou uma revisão externa da FCC (Comissão Federal de Comunicações), que possui jurisdição sobre sistemas de alerta sem fio nos Estados Unidos.

Rapoza também disse que novos exercícios do sistema de alerta de emergência não serão feitos até que novas medidas sejam colocadas em vigor para reduzir a chance de futuros alarmes falsos e para retirar rapidamente quaisquer alertas enviados por erro.

O presidente da FCC, Ajit Pai, disse no domingo que a investigação da agência sobre o incidente até o momento sugere que “salvaguardas razoáveis ou processos de controle” estavam faltando, um ponto que Rapoza disse que autoridades da Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí não contestam.

O erro ocorreu quando, no meio de um exercício durante uma mudança de turno na agência, um funcionário fez a seleção errada em um menu no computador, escolhendo ativar um alerta de lançamento de míssil ao invés da opção para gerar um alerta interno de teste, disse Rapoza.

O funcionário, acreditando que a seleção correta foi feita, clicou “sim” quando o sistema do computador perguntou se gostaria de proceder, disse Rapoza. O governador David Ige disse inicialmente no sábado que “um funcionário apertou o botão errado”.

“AMEAÇA IMINENTE DE MÍSSIL BALÍSTICO PARA O HAVAÍ. PROCUREM ABRIGO IMEDIATAMENTE. NÃO É UM TESTE”, dizia o alarme em caixa alta em SMS recebido por vários residentes do Estado norte-americano.

Uma mensagem mais completa do alerta dizia: “O Comando do Pacífico dos EUA detectou uma ameaça de míssil para o Havaí. Um míssil pode atingir terra ou mar dentro de minutos”.

Mas logo depois, o Gabinete de Emergência do Estado comunicou que não havia ameaça. A deputada federal Tulsi Gabbard confirmou com as autoridades: “ISSO É UM FALSO ALARME. NÃO HÁ MÍSSIL VINDO. CONFIRMEI COM FUNCIONÁRIOS”, tuitou a deputada.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Um barco fantasma da Coreia do Norte foi achado na costa do Japão com 7 mortos
Uma escritora virou alvo de feministas do mundo todo ao criticar a campanha de atrizes contra o assédio em Hollywood
https://www.osul.com.br/emissora-do-japao-transmitiu-um-alarme-falso-sobre-lancamento-de-um-missil-da-coreia-do-norte/ Uma emissora do Japão transmitiu um alarme falso sobre o lançamento de um míssil da Coreia do Norte 2018-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar