Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Emitida licença prévia para o complexo aeronáutico em Guaíba

Compartilhe esta notícia:

O projeto da Aeromot prevê a construção de uma fábrica de aeronaves e de uma pista com extensão de 1,8 mil metros

Foto: Ascom Sema/Fepam
O projeto da Aeromot prevê a construção de uma fábrica de aeronaves e de uma pista com extensão de 1,8 mil metros - Foto: Ascom Sema-Fepam

Integrantes da Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) e da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) entregaram, nesta terça-feira (28), à empresa gaúcha Aeromot a licença prévia (LP) referente ao AeroCITI, complexo aeronáutico que deve ser instalado no distrito industrial de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O investimento total, ao longo de dez anos, é estimado em R$ 3 bilhões.

“A AeroCITI será uma fábrica que agrega inovação. Por meio deste ato, o Estado reforça que está aberto a receber empreendimentos desse porte, com destaque para a neo-industrialização, processo que une modernização e compromisso ambiental, alinhando o Rio Grande do Sul a esse movimento industrial mundial”, destacou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.

O projeto é uma parceria da Aeromot com a empresa austríaca Diamond Aircraft, cujos direitos de fabricação foram adquiridos e prevê a construção de uma fábrica de aeronaves e de uma pista de 1,8 mil metros de extensão. Por mês, o complexo terá capacidade de produzir dez bimotores (modelo Diamond DA62), realizar a manutenção de 30 aeronaves e fabricar cinco toneladas de peças para aviação.

O terreno que deve receber o complexo aeronáutico está em uma área do municípios de Guaíba onde a montadora de automóveis Ford cogitou instalar uma fábrica na década de 1990. Em setembro de 2021, o espaço, de aproximadamente 538 hectares, foi cedido pelo Estado à Aeromot para a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade da construção do empreendimento.

Se for constatada a viabilidade, a área deve ser adquirida pela empresa. A expectativa da Aeromot é que a obra comece no segundo semestre de 2024. Já o início da operação ficará para o fim de 2025.

“A Fepam, durante esses anos em que o terreno esteve sob a propriedade do Estado, já havia licenciado empreendimentos para outras empresas, porém, as instalações não se confirmaram. Isso facilitou a avaliação do complexo aeronáutico, pois os aspectos ambientais da área já eram de conhecimento da equipe de análise. Além disso, as atividades de produzir aeronaves e realizar manutenção compreendem operações de pleno conhecimento da fundação”, observou o presidente da Fepam, Renato Chagas.

A LP é o primeiro estágio do processo de licenciamento ambiental do AeroCITI, que em breve deve realizar o pedido da licença de instalação, etapa que autoriza o início das obras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Pagamento do 13º salário reforça expectativa do comércio gaúcho por incremento das vendas no final do ano
Duas novas lojas do Stok Center são inauguradas no mesmo dia na Região Metropolitana
https://www.osul.com.br/emitida-licenca-previa-para-o-complexo-aeronautico-em-guaiba/ Emitida licença prévia para o complexo aeronáutico em Guaíba 2023-11-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar