Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2025
Jogando em Salvador (BA), o Grêmio empatou o Vitória por 1 a 1 na tarde desse domingo (27), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor gaúcho ganhou uma posição e agora está em 18º lugar (5 pontos), ainda na zona de rebaixamento. A equipe do técnico Mano Menezes tem agora pela frente o CSA, em Maceió (AL), na quarta-feira (30), pela Copa do Brasil.
O primeiro tempo foi truncado, com poucas chances de gol, 16 faltas e algumas entradas ríspidas. Antiga dupla de volantes do Grêmio, Pepê e Villasanti abriram a caixa de ferramentas um contra o outro ao longo da etapa inicial.
Nesse cenário, pesou a efetividade do Grêmio. Aos 20 minutos, Cristaldo cobrou escanteio aberto. Wagner Leonardo — vítima de canto homofóbico da torcida do Vitória, que levou o árbitro a paralisar o jogo pouco antes — escorou de cabeça e o contestado Jemerson, livre na pequena área, finalizou para se redimir das falhas no empate com o Godoy Cruz, na última quinta-feira (24), pela Copa Sul-Americana.
Thiago Carpini apostou em ataque mais físico na volta para o segundo tempo, com as entradas de Fabri e Carlinhos. E foi justamente o centroavante quem empatou, aos 20 minutos. Jamerson cobrou falta lateral na segunda trave, Volpi saiu do gol, mas nada achou, e o camisa 99 ganhou de Marlon no alto para, de cabeça, mandar para as redes.
Aos 28, Fabri pegou sobra dentro da grande área. O atacante do Vitória bateu rasteiro, e a bola passou com perigo, à direita do gol de Volpi. Por sua vez, o Grêmio teve oportunidade de chegar ao triunfo com jogadores vindos do banco de reservas, aos 44. Nathan e André Henrique pararam em defesas de Lucas Arcanjo, e Aravena mandou por cima.
Ficha técnica
– Vitória: Lucas Arcanjo; Claudinho, Lucas Halter, Zé Marcos e Jamerson; Ronald e Pepê; Erick (Fabri), Matheuzinho e Gustavo Silva (Carlinhos); Janderson. Técnico: Thiago Carpini
– Grêmio: Tiago Volpi; Igor Serrote, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi e Villasanti (Cuéllar); Edenílson (Nathan), Cristaldo (Monsalve) e Cristian Olivera (Aravena); Braithwaite (André Henrique). Técnico: Mano Menezes
– Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima (MG) foi auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG). VAR: Rafael Traci. (SC).