Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de abril de 2016
O Rio Grande do Sul receberá investimento de R$ 1 bilhão da Yara Fertilizantes até 2020. A confirmação foi feita pelo presidente da empresa no Brasil e vice-presidente da Yara International, Lair Hanzen, em audiência com o governador José Ivo Sartori nesta segunda-feira (11), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Os recursos serão aplicados na ampliação e na modernização do seu complexo industrial, em Rio Grande, que atualmente contempla píer próprio com ligação com o modal ferroviário, duas fábricas de produção, uma unidade industrial misturadora de fertilizantes e armazéns de depósito de produtos. Em fevereiro de 2015, a empresa já havia manifestado a intenção de ampliar a sua planta na Zona Sul do Estado.
Após o encontro com executivos da Yara, líder mundial em nutrição de plantas, Sartori afirmou que o governo estabeleceu uma política para a atração de investimentos privados. “Estamos aqui para promover o desenvolvimento com sustentabilidade, reduzir a burocracia e incentivar pequenos, médios e grandes negócios, como é o caso da Yara Fertlizantes”, disse Sartori. Acrescentou que essa ação do governo, integrada e bem articulada, somente em 2015 captou 53 projetos, que totalizaram a confirmação de R$ 20,8 bilhões para o Rio Grande do Sul.
De acordo com Hanzen, os aportes no complexo localizado no RS possibilitarão que a Yara siga contribuindo para o desenvolvimento da agricultura, já que a expectativa é que o Brasil se torne o maior produtor mundial de alimentos nos próximos anos.
A ampliação da unidade duplicará a fabricação e a capacidade de mistura de fertilizantes. Em seu ápice – nos anos de 2017 e 2018, as obras devem criar mais de mil vagas diretas de trabalho, além de três a quatro mil indiretas. Junto a isso, os aportes no complexo visam ampliar a capacidade de atendimento em mercados da Região Sul, do Mato Grosso do Sul e do Paraguai, por exemplo.