Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2016
A empresa SpaceX anunciou nessa quarta-feira seus planos para enviar voos não tripulados para Marte a partir do início de 2018. As missões têm como objetivo “auxiliar na demonstração das tecnologias necessárias para o pouso de grandes cargas” no Planeta Vermelho e fornecer informações sobre possíveis modos de colonização local, segundo comunicado da companhia.
“[A nave] Dragon 2 é projetada para ser capaz de pousar em qualquer ponto do Sistema Solar. A missão Red Dragon Mars será o primeiro voo de teste”, explicou no Twitter o fundador da SpaceX, Elon Musk. Na rede social, ele acrescentou que ainda não recomenda o envio de astronautas devido ao espaço limitado dentro da cápsula. “Não seria divertido para viagens mais longas.”
Musk conta com a colaboração da Nasa (agência espacial norte-americana), o que seria uma inédita parceria entre os setores público e privado visando à exploração de outro planeta. Ambos planejam enviar seres humanos à Marte na década de 2030.
Por meio de um comunicado, a agência espacial afirmou que está dando “suporte técnico” à missão da SpaceX, mas sem suporte financeiro. Em troca, a SpaceX forneceria “dados valiosos de entrada e pouso para a nossa viagem a Marte”. (AG)