Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de setembro de 2019
O documento que permitirá que a Carris, empresa de transporte público de Porto Alegre, se reestruture foi assinado nesta terça-feira (24) pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior. O contrato com a empresa Maciel Auditores servirá para realizar estudos de viabilidade econômico-financeira, jurídica, contábil e técnico-operacional da Carris. O diagnóstico deve ter a primeira fase pronta em 180 dias.
“A ideia é fundamentar criteriosamente quais serão os melhores cenários para a sua evolução. A partir disso, encaminharemos uma solução de longo prazo, seja pela privatização ou outro caminho que permita a sustentabilidade por muitos anos”, explicou o secretário de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro.
Marchezan ainda anunciou o envio à Câmara de Vereadores de projeto de lei que pede a autorização para o financiamento de R$ 40 milhões na Caixa para renovar a frota de ônibus da Carris. O objetivo é adquirir 87 ônibus modernos e equipados com GPS, ar-condicionado e acessibilidade para qualificar o atendimento aos 141 mil cidadãos transportados diariamente em Porto Alegre.
Conforme o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, o transporte coletivo é uma das prioridades desta administração. “Desde 2017, temos nos empenhado para aprimorar nossa base de dados com a meta de qualificar a estratégia de negócios e melhorar a tomada de decisão da Carris”, observa.
Déficit histórico