Proprietários de casas noturnas de Porto Alegre apresentaram nesta terça-feira (8) à SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) um conjunto de protocolos que, segundo eles, permitem a retomada das atividades do segmento. A proposta prevê mais de 60 itens de segurança, de acordo com as características dos empreendimentos.
O projeto, que será levado para discussão no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, inclui medidas como distanciamento mínimo, higienização e redução do tempo de serviço para até quatro horas.
Uma das atividades mais atingidas pelas medidas restritivas de combate ao coronavírus, as boates e similares permanecem fechadas desde a segunda quinzena de março e não há previsão de reabertura das portas. Até então, a capital gaúcha contava com pelo menos 23 estabelecimentos desse tipo, em bairros como Cidade Baixa, Centro Histórico e Auxiliadora.
Evento-teste
Autorizados pela prefeitura na semana passada, após experiências na Serra Gaúcha, dois eventos-teste para a retomada do setor de eventos estão programados para os próximos dias. O objetivo, por meio de eventos simulados, é treinar profissionais e protocolos para quando festas, shows e afins receberem o sinal-verde, ainda sem previsão.
Os testes são uma organização do grupo Live Marketing, do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention Bureau (POACVB), da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc), com o apoio da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE), da Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos (Agepes), dentre outras entidades.
Dentre as medidas necessárias para a aprovação dos eventos-teste pela prefeitura estão, obrigatoriamente, a capacitação dos trabalhadores envolvidos, distanciamento entre o público, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelas equipes e pelo público e acesso ao evento em “lotes”, para que não haja aglomeração.
Também faz parte do plano a medição de temperatura de todos os presentes e disponibilização de totens de álcool gel. As equipes da prefeitura acompanharão a montagem e realização para verificar o cumprimento das regras estabelecidas.
O primeiro evento-teste será realizado nesta sexta-feira (11), às 13h, com uma feira de negócios fictícia no Centro de Eventos da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), no bairro Sarandi (Zona Norte).
A programação contará com palestra e feira com apenas seis expositores. Também haverá limitação de 180 profissionais que poderão ser capacitados presencialmente, divididos em blocos de atividades, e 500 vagas disponibilizadas on-line para os associados das entidades promotoras.
Já o segundo está marcado para o domingo (13), às 18h, no Auditório Araújo Vianna (bairro Bom Fim). Para o teste foi definida uma apresentação do cantor Serginho Moah, com a presença de até 400 convidados, incluindo autoridades e membros da imprensa.
(Marcello Campos)