Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2015
A partir dessa quinta-feira, as empresas de telefonia terão de seguir novas regras para atendimento aos clientes. Uma das novidades previstas com a entrada em vigor do RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor) é a disponibilização de atendimento conjunto – e em um mesmo canal – dos serviços prestados nos pacotes combo contratados pelo consumidor.
Além disso, o setor de atendimento presencial deverá estar apto a atender todos os serviços e modalidades prestados pela empresa dentro de sua microrregião. O tempo máximo de espera passará a ser de, no máximo, 30 minutos, controlados por meio da emissão de senhas.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o regulamento prevê mudanças no atendimento feito pelas concessionárias da telefonia fixa, que deverão disponibilizar, em todos os municípios, pelo menos um local de atendimento ao consumidor para o registro e o encaminhamento de demandas junto à prestadora.
Pelo RGC, as prestadoras de telecomunicações são obrigadas a disponibilizar atendimento a todos os consumidores que se dirigirem aos estabelecimentos associados à marca da operadora. Isso significa que, por exemplo, em quiosques de shopping centers o atendimento poderá ser feito também através de terminais eletrônicos ou por registro de protocolo de atendimento.
Caso não cumpram as novas regras, as operadoras poderão ser multadas em até 50 milhões de reais. As empresas de telecomunicações terão que se adequar e, no caso das operadoras de pequeno porte, existem regras mais flexíveis.
A agência criou um grupo para monitorar preventivamente se as operadoras adotaram providências para se adequar às novas regras de forma adequada e nos prazos previstos. (ABr)