A 66ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz acontece nesta Sexta-Feira Santa, (18), a partir das 14h30min, com cerimônia religiosa no Santuário São José do Murialdo (rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março).
A partir das 15h30min, começa a encenação, em frente à igreja, seguida pela procissão de 1,5 quilômetro rumo ao alto do Morro da Cruz, onde ocorre a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo.
Cerca de 60 moradores do bairro estarão no evento, como soldados romanos e habitantes da Palestina. A encenação da Paixão de Cristo está alinhada com a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como temática Fraternidade e Ecologia Integral, representada por jovens do Grupo Teatral Núcleo Cultural Murialdo. No ato, serão abordados cuidados com o meio ambiente e a necessidade de evitar problemas climáticos.
Novidades
A população pode se inscrever para carregar a cruz de Cristo durante alguns metros do trajeto, a coreografia dos soldados romanos durante a subida da procissão recebeu novos detalhes e a comunidade do bairro fará performance sobre o meio ambiente. O encerramento do evento está programado para que a ressurreição de Jesus – em um elevador de seis metros de altura -aconteça na hora do pôr do sol.
A realização da encenação da Paixão de Cristo é da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, junto com o Santuário São José do Murialdo e a Cia. Teatral Face&Carretos.
Programação:
14h30 – Mensagem da Paixão (interior da igreja)
15h30 – Benção da macela e início da encenação em frente à igreja
16h15 – Procissão – subida da encenação apela rua Santo Alfredo
18h – Crucificação/Ressurreição (alto do morro)