Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Enchentes no Rio Grande do Sul: situação dos portos

Compartilhe esta notícia:

Em Porto Alegre, a unidade segue com as operações paralisadas em razão da manutenção do nível do Lago Guaíba. (Foto: Divulgação)

A Portos RS (Autoridade Portuária dos Portos do Rio Grande do Sul) informou nessa terça-feira (7) que continua acompanhando os desdobramentos das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, bem como a situação dos portos sob sua administração. Em Porto Alegre, a unidade segue com as operações paralisadas em razão da manutenção do nível do Lago Guaíba acima da chamada cota de inundação.

Na segunda-feira (6), a diretoria da Empresa Pública participou de uma reunião envolvendo o Ministério de Portos e Aeroportos, a Secretaria Nacional de Portos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para atualização sobre as condições dos portos gaúchos diante do cenário já conhecido e amplamente divulgado.

O Porto do Rio Grande está operando normalmente. A unidade não foi afetada pela elevação do nível da Laguna dos Patos.

Por volta das 8h dessa terça-feira, a correnteza no Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande era de vazante, ou seja, permitindo o escoamento da água com uma velocidade de aproximadamente três nós, o equivalente a 5,55 km/h. A tábua de maré indicava o nível de 90cm acima do normal.

Com relação a travessia para São José do Norte, o transporte de passageiros encontra-se suspenso, sendo mantido apenas a balsa para os veículos.

Já o Porto de Pelotas está com as operações de embarque de toras para a CMPC paralisadas.

Rebocadores

Em outra frente, foi concluída no último sábado (4) a operação de remoção dos dois rebocadores que colidiram contra a ponte nova do Guaíba, em Porto Alegre, na última sexta-feira (3). As embarcações estavam atracadas em uma marina de onde se desprenderam após a elevação do nível das águas.

Ainda no dia do incidente, o responsável pelos rebocadores fez contato com a Autoridade Portuária para solicitar auxílio na retirada e atracação das embarcações em local seguro.

A atividade foi precedida de diversas conversas, envolvendo a Portos RS, a Capitania Fluvial de Porto Alegre, o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), responsável pela ponte, armador dono das embarcações e a empresa contratada para remoção SulNorte.

O processo de salvatagem das embarcações encerrou-se por volta das 20h, com a remoção para o cais da Bianchini, em Canoas até que os níveis do Lago Guaíba voltem à normalidade e serem retirados em definitivo pelo armador.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Rio Grande do Sul monta hospitais de campanha e tem escassez de insumos
Receita Federal prorroga prazo de entrega da declaração do imposto de renda e pagamento de tributos para 336 municípios atingidos por chuvas intensas no RS
https://www.osul.com.br/enchentes-no-rio-grande-do-sul-situacao-dos-portos/ Enchentes no Rio Grande do Sul: situação dos portos 2024-05-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar