Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 3 de novembro de 2019
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano começou neste domingo (03), às 13h30min, para 5.095.308 candidatos, que realizam as provas de redação, linguagens e ciências humanas. Esse é o menor número de inscritos desde 2010, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
No Rio Grande do Sul, 218.471 estudantes se inscreveram no Enem. Os portões de acesso aos locais das provas foram abertos às 12h e fecharam às 13h. Os estudantes têm até as 19h para responder às questões.
No próximo domingo (10), serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial do Enem será divulgado entre os dias 11 e 13 de novembro.
Celulares e objetos eletrônicos devem ser desligados e guardados em envelopes lacrados antes do exame. Nesta edição, inclusive, há uma regra inédita: será eliminado o estudante cujo aparelho eletrônico emitir qualquer som, como toque, alarme ou mensagem durante as provas.
Itens obrigatórios para a realização do Enem
– A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.
– O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista.
– Caso o documento tenha sido roubado ou furtado antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial.
– Candidatos que apresentem documentos permitidos e originais, mas danificados ou com foto infantil, poderão fazer a prova, desde que se submetam a uma identificação especial.