Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil 30% dos participantes do Enem ainda não acessaram o cartão de inscrição

Compartilhe esta notícia:

Candidatos devem se organizar para fazer provas do Enem. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil)

A três dias da primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 30% dos participantes do Enem ainda não acessaram o cartão de inscrição para saber onde farão o Exame, segundo a última atualização do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O instituto que organiza o Enem informou que está enviando e-mails para alertar os mais de 2 milhões de estudantes que ainda não sabem onde vão fazer a prova.

O cartão de inscrição pode ser acessado na página do participante do Enem na internet ou no aplicativo Enem 2017.

Às vésperas do exame que é porta de entrada para diversas universidades, o aluno tem que segurar a ansiedade, revisar o conteúdo que tem mais dificuldade e descansar, segundo as recomendações do professor Carlos Medeiros, especialista em educação.

Os portões abrem às 12h de domingo (5), horário de Brasília, e se fecham às 13h, também horário de Brasília.

O estudante tem que levar um documento de identificação original com foto, pode ser um passaporte, um RG ou uma carteira de motorista. Não serão aceitos documentos sem foto ou xerox. É obrigatório também levar uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente. Não é permitido fazer a prova com caneta que não seja transparente, ou mesmo com lápis. O Enem também proíbe durante a prova o uso de boné, viseira, gorro, cadernos, chaves, relógio, fones de ouvido ou óculos escuros.

Já os alimentos devem ser levados em potes transparentes ou em embalagens lacradas. Neste domingo, mais de 6 milhões e 700 mil pessoas vão fazer prova de linguagens, ciências humanas e redação.

Atenção aos horários

Depois da preparação para as provas, o desafio dos candidatos que vão participar do Enem é se organizar para não chegar atrasado no dia da prova. Todos os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

A atenção deve ser redobrada em estados que tenham fuso horário diferente, ou que, ao contrário de Brasília, não estejam no Horário Brasileiro de Verão. Os candidatos devem chegar com antecedência, pois em locais grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala onde farão a prova pode ser maior que o esperado.

No Acre, os portões fecham às 10h (horário local). Já nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima os candidatos só poderão entrar no local da prova até as 11h (horário local). Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins fecharão os portões às 12h (horário local). No Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, Minas Gerais, no Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa em Catarina e São Paulo, o horário final é 13h (horário local).

Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos: nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo (5) serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo domingo (12), vão ser realizadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração. Nos dois dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.

Como o Enem está marcado para o fim de semana, os estudantes devem lembrar que nesses dias o número de linhas de metrô, trem e ônibus circulando costuma ser menor. Uma dica é, antes do dia do exame, fazer o percurso até o local da prova para conhecer com antecedência o trajeto e ter noção do tempo gasto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A procuradora-geral da República defende que o Supremo mantenha na prisão os que já foram condenados na 2ª instância
Ministro pode ter falado verdade sobre Rio de Janeiro de forma errada, diz Rodrigo Maia
https://www.osul.com.br/enem-30-dos-participantes-ainda-nao-acessaram-o-cartao-de-inscricao/ 30% dos participantes do Enem ainda não acessaram o cartão de inscrição 2017-11-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar