Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Enfim, o Hospital Regional de Santa Maria

Compartilhe esta notícia:

Sartori participou da 139ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O ministro da Casa Civil confirmou, ontem, o que parece ser a melhor solução encontrada para colocar logo em funcionamento o Hospital Regional de Santa Maria: o governo federal garantir os recursos para uma parceria do governo gaúcho com a Fundação Universitária de Cardiologia. O Instituto será contratado pelo Estado para administrar o Hospital Regional de Santa Maria, que se encontra concluso há três anos. Nesse período, mesmo fechado, o hospital já custou R$ 60 milhões para sua manutenção.

Governador sugere que disputa política fique para trás

Nos bastidores, o que tem atrasado uma solução nos últimos anos para o caso é uma queda de braço política, distante dos olhos da comunidade regional. Ontem, o governador José Ivo Sartori fez o anúncio oficial. O governador mostrou não desconhecer a existência de uma disputa política que tem atrasado a solução para o caso, ao afirmar que “a questão do hospital deve ser tratada com seriedade e prioridade. Não se resolve esse desafio com discurso, mas com atitude. Inclusive espero, sinceramente, que ninguém faça exploração política de um assunto tão sério como a saúde pública. Chega de puxar para trás. Vamos nos unir e seguir em frente”.

General Etchegoyen assume protagonismo

É do general gaúcho Sérgio Etchegoyen, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) todo o protagonismo no trabalho de inteligência em torno das manifestações convocadas para a próxima semana, em Porto Alegre.

Etchegoyen tem atualizado relatórios levados ao presidente Michel Temer, monitorando as providências e assegurando que as forças de segurança locais têm condições de contornar qualquer situação mais delicada que possa ocorrer em função de eventual radicalismo. Polícia Civil e Brigada Militar contarão com eventual respaldo de forças federais, se for necessário. A análise do GSI observa, porém, que o Ministério Público, nesse caso, tem se mantido um tanto distante do caso.

Ministro Jungmann assiste de camarote

A retirada do ministro da Defesa, Raul Jungmann, de qualquer protagonismo nos dispositivos de segurança em Porto Alegre foi resultado de sua desastrada declaração, minimizando o pedido de providências formulado pelo prefeito da Capital Gaúcha, Nelson Marchezan Júnior. No episódio, Jungmann falou mais como militante comunista do PPS que como ministro da Defesa.

Ato em defesa do Tribunal Regional Federal e seus magistrados

O VemPraRua marcou um ato público na terça-feira, dia 23, às 18h, no Parcão, em manifestação de solidariedade e desagravo aos juízes federais e ao Tribunal Regional Federal da 4ª. Região, duramente atacados por militantes que defendem o ex-presidente Lula, cujo recurso da pena de primeiro grau, 9 anos e 6 meses, será julgado dia 24.

 

Colegas de Bolsonaro no Alto Comando

Generais, brigadeiros e almirantes da ativa consultados pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo avaliaram que o fato de o deputado ter defendido a tropa durante as sessões da Comissão da Verdade, no governo da presidente cassada Dilma Rousseff, ajudou a romper as críticas dentro das Forças Armadas. Além disso, atualmente quatro dos 15 generais que integram o Alto Comando do Exército são colegas de Bolsonaro na turma de 1977 da Academia Militar das Agulhas Negras.

PTB impõe constrangimento a Michel Temer

Está passando dos limites a falta de sensibilidade do PTB nacional, ao impor o constrangimento de insistir na indicação da deputada federal Cristiane Brasil,para o Ministério do Trabalho. A deputada teve novamente negados dois recursos contra os impedimentos que existem à sua nomeação como ministra do Trabalho.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

CVM e criptomoedas
Cenário de desastre
https://www.osul.com.br/enfim-o-hospital-regional-de-santa-maria/ Enfim, o Hospital Regional de Santa Maria 2018-01-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar