Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Enquanto Joe Biden tenta entregar os milhões em dinheiro que sobraram nos cofres de sua candidatura, os advogados de Donald Trump prometem contestar a troca de candidato na Justiça

Compartilhe esta notícia:

Biden e Kamala durante convenção do Partido Democrata, em 2023. (Foto: Reprodução)

Ao anunciar sua desistência da corrida à Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu para que seus apoiadores fizessem doações à campanha de Kamala Harris. Mas, enquanto Biden tenta entregar os milhões em dinheiro que sobraram nos cofres de sua candidatura, os advogados do Partido Republicano prometem contestar a troca na Justiça.

Durante semanas, os democratas argumentaram que Kamala era a solução mais fácil para o partido. Em vez de encorajar uma nova disputa e desencadear uma corrida por apoio financeiro, o nome dela evitaria problemas legais, porque já consta na papelada apresentada à Comissão Eleitoral Federal (FEC), que organizou o comitê de campanha de Biden.

No entanto, advogados especializados em finanças de campanha ligados aos republicanos argumentam que a campanha não tem autoridade legal para fazer isso – e a manobra pode ser contestada.

Charlie Spies, advogado do Partido Republicano, disse que tanto Biden quanto Kamala teriam de ser oficialmente indicados pelo Partido Democrata em sua convenção, em agosto, antes que qualquer transferência possa ocorrer. “Biden não pode transferir seu dinheiro para Kamala, porque ele foi arrecadado em seu nome”, disse.

Dúvidas

“Substituir um candidato presidencial e entregar seu comitê a outra pessoa é algo sem precedentes sob a atual lei de financiamento de campanha”, disse Sean Cooksey, um republicano que preside a FEC. “Isso levanta questões sobre se é legal, quais limites se aplicam e quais os direitos dos contribuintes.”

Dara Lindenbaum, comissária da Comissão Eleitoral Federal nomeada por Biden, tem uma visão oposta: “O comitê de campanha é do presidente Biden e da vice-presidente Kamala Harris”, afirmou. “Os fundos ficam com ela enquanto ela permanecer na chapa.”

Mas não é só no campo financeiro que Donald Trump pretende atuar. Montada para ser uma campanha contra Biden, os republicanos buscam agora recalibrar a narrativa. O presidente da Câmara dos Deputados, Mike Johnson, afirmou que a troca da chapa democrata pode render vários desafios legais.

Em entrevista à ABC News, ele sugeriu que poderia haver decisões na Justiça para manter Biden na chapa. “Cada Estado tem seu próprio sistema”, disse Johnson. “E, em muitos lugares, não é possível simplesmente trocar de candidato.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Saiba como Kamala Harris também bateu recorde de doações em apenas um dia de campanha
Saiba por que o ex-presidente Barack Obama ainda não endossou a candidatura de Kamala Harris
https://www.osul.com.br/enquanto-biden-tenta-entregar-os-milhoes-em-dinheiro-que-sobraram-nos-cofres-de-sua-candidatura-os-advogados-de-trump-prometem-contestar-a-troca-de-candidato-na-justica/ Enquanto Joe Biden tenta entregar os milhões em dinheiro que sobraram nos cofres de sua candidatura, os advogados de Donald Trump prometem contestar a troca de candidato na Justiça 2024-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar