Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Entenda o que é a Síndrome da Pessoa Rígida, doença rara que fez a cantora Céline Dion cancelar turnê mundial

Compartilhe esta notícia:

Aos 55 anos, Céline Dion tem a síndrome da pessoa rígida, doença rara que causa rigidez intensa dos membros e espasmos. (Foto: Reprodução)

A cantora Céline Dion, de 55 anos, anunciou o cancelamento de sua turnê mundial devido a problemas de saúde. No ano passado, ela foi diagnosticada com síndrome de stiff-person, ou Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), uma doença neurológica rara caracterizada por tensionar e causar rigidez nos músculos, além de espasmos dolorosos.

“Sinto muito por decepcionar todos vocês mais uma vez. Estou trabalhando muito para recuperar minhas forças, mas fazer turnês pode ser muito difícil mesmo quando você está 100%”, escreveu a cantora, que já havia cancelado 16 shows nos Estados Unidos e Canadá devido aos problemas de saúde.

Doença

Extremamente rara, estima-se que a doença afete cerca de uma a duas pessoas por milhão. A condição é caracterizada por espasmos persistentes, abrangendo vários músculos diferentes, especialmente os dos membros inferiores e do tronco – quando as pernas são afetadas, o paciente começa a andar como um soldado porque não consegue movimentar muito bem seus músculos e articulações.

Costuma surgir entre os 40 e 60 anos de idade apresentando-se, inicialmente, como espasmos intermitentes que evoluem, tornando-se contínuos. Somente cerca de 5% dos casos ocorrem na infância ou adolescência.

Manifestações

A síndrome da pessoa rígida doença pode se manifestar de 6 formas diferentes, são elas: a forma clássica, ou seja, quando afeta a região lombar e as pernas; forma variante, ao atacar somente um membro, mas resulta em uma postura distônica ou para trás; forma rara quando a rigidez acontece em todo o corpo. As manifestações ainda podem ocorrer com uma desordem do movimento funcional, com parkinsonismo generalizado e paraparesia espástica hereditária.

Normalmente, o paciente diagnosticado com essa síndrome, possui outras doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, tireoide ou vitiligo. Apesar de ser rara, ela possui tratamento e pode ser curada, entretanto, pode ser demorado.

Sintomas

Além da rigidez e dos espasmos dolorosos, que são os principais sintomas da doença, o paciente, pode apresentar fortes dores nas articulações, principalmente nas costas e coluna. A rigidez acentuada também pode causar ruptura das fibras musculares, luxações e fraturas ósseas. A pessoa também pode cair com frequência porque não consegue se movimentar e se equilibrar de forma adequada.

Também é comum haver deformidades nos braços e nas pernas devido à presença destes espasmos, se a doença não for tratada.

Tratamento

A condição precisa ser tratada com o uso de medicamentos prescritos por especialistas. Em alguns casos, o paciente precisa ser internado na UTI para garantir o bom funcionamento de outros órgãos, como o coração, pulmão e rins durante o tratamento. Todo o processo pode varias de semanas a meses.

A transfusão de plasma e o uso de anticorpo monoclonal anti-CD20 (rituximab) também podem ser indicados e tem bons resultados.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

As selfies deixam o nariz maior? Elas são uma das principais razões pelo aumento de rinoplastia entre jovens
Tomar 1,5 latinha de cerveja por dia é como comer 222 Big Macs no ano
https://www.osul.com.br/entenda-o-que-e-a-sindrome-da-pessoa-rigida-doenca-rara-que-fez-a-cantora-celine-dion-cancelar-turne-mundial/ Entenda o que é a Síndrome da Pessoa Rígida, doença rara que fez a cantora Céline Dion cancelar turnê mundial 2023-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar