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Brasil Entenda o que está por trás da crise na temporada de cruzeiros no Brasil

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Representante da MSC e Costa resolveu suspender, de forma voluntária, a atual temporada até 21 de janeiro de 2022. (Foto: Reprodução)

Depois de uma retomada dos cruzeiros no Brasil que tem animado os empresários do setor, os novos casos de covid-19 dentro das embarcações colocaram a atual temporada em xeque. Isso porque casos confirmados nas embarcações em operação na costa brasileira levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a pedir a suspensão da temporada por aqui.

A CLIA Brasil, braço da associação internacional que representa grupos como MSC e Costa, informou que a categoria resolveu suspender, de forma voluntária, a atual temporada de cruzeiros até 21 de janeiro de 2022.

Não é a primeira vez que isso acontece. Os cruzeiros tiveram suas operações
suspensas no Brasil em 19 de março de 2020, diante do agravamento da pandemia. No início, muitas embarcações ficaram em quarentena na costa brasileira após relatos de infectados a bordo, sobretudo navios cargueiros com origem em regiões com estágio avançado da pandemia.

A liberação para a volta desse mercado aconteceu apenas no dia 29 de outubro de 2021, quando a Anvisa aprovou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 574, que trata dos requisitos sanitários para o embarque, desembarque e transporte de viajantes em navios de cruzeiro pelo Brasil. A primeira embarcação a operar por aqui foi a MSC Preziosa, em 5 de novembro.

Demanda em alta

Com os viajantes ansiosos por diversão depois de muito tempo em casa, o setor estava presenciando uma forte procura.

Para a temporada 2021/22 (novembro a março), a estimativa antes da atual crise era de transportar 370 mil turistas em cruzeiros. Atualmente, os navios estão limitados a vender passagens equivalentes a 75% de sua capacidade.

Em 2019/20 foram 470 mil na temporada (considerando os brasileiros e estrangeiros que chegam ao Brasil para embarcar). Em 2020/21, o número chegou a zero por causa das restrições sanitárias, segundo a CLIA Brasil, braço da associação internacional que representa grupos como MSC e Costa.

O brasileiro tem forte apetite por viajar de navio. Em 2019, 570 mil cruzeiristas usaram passaporte brasileiro para embarcar em navios ao redor do mundo — o oitavo maior grupo em termos de nacionalidade.

Antes da crise sanitária, o mercado de cruzeiros no Brasil estava começando a ganhar corpo depois do seu ápice, na temporada 2010/11, quando 20 navios operaram por aqui (contra cinco, embora os navios de hoje sejam maiores), transportando cerca de 800 mil turistas.

O setor acabou perdendo a atratividade diante do crescimento de outros mercados, como Chile e países asiáticos, frente ao custo elevado do Brasil — em média 40% mais alto do que nestes outros países, considerando taxas, impostos e falta de infraestrutura.

Revés

A crise começou a se instaurar na semana passada, quando casos de infectados
começaram a ganhar corpo nas embarcações. Segundo balanço mais recente
divulgado pela Anvisa, no último domingo (2), todos os cinco navios na costa do Brasil estão com casos do vírus.

São eles MSC Splendida, Costa Diadema , MSC Preziosa, Costa Fascinosa e MSC Seaside. Até o dia 31, a Anvisa havia registrado 301 casos confirmados nos cinco navios. Cada uma dessas embarcações comporta em média 3,5 mil pessoas (entre passageiros e tripulantes).

A crise fez a Anvisa impedir o embarque de cerca de 3 mil passageiros no domingo passado no MSC Splendida. O impedimento veio diante do reconhecimento pelas autoridades da existência de transmissão sustentada de covid-19 entre tripulantes.

Anvisa

Diante do agravamento do cenário, a Anvisa reforçou a urgência da imediata
interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. “Em que pesem os esforços da Agência nos últimos dias para controlar a situação sanitária das embarcações, as ações são gravemente impactadas por falhas no cumprimento dos protocolos pactuados para início da temporada”, disse a Anvisa.

A agência acrescentou que recomendou ao Ministério da Saúde, desde o dia 31 de dezembro, que a posição sobre a temporada de navios de cruzeiro disposta na Portaria GM/MS 2.928/2021 seja revista até que o cenário sanitário e epidemiológico seja reavaliado. A pasta ainda não se manifestou se irá acatar.

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https://www.osul.com.br/entenda-o-que-esta-por-tras-da-crise-na-temporada-de-cruzeiros-no-brasil/ Entenda o que está por trás da crise na temporada de cruzeiros no Brasil 2022-01-04
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