Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de agosto de 2016
Um personagem da série “Stranger Things”, do Netflix, tem levantado a curiosidade dos fãs da produção: trata-se de Dustin, interpretado pelo ator mirim Gaten Matarazzo. O pequeno não tem dentes e, já no primeiro episódio, explicou aos colegas seu diagnóstico: sofre de displasia cleidocraniana — síndrome que atinge principalmente os ossos da face e a clavícula e que o próprio ator tem. Raro (acomete 1 em cada um milhão), é um problema genético e pode se desenvolver por fatores hereditários ou por mutação.
“O indivíduo tem 50% de chances de transmitir para os filhos”, diz a médica geneticista Dafne Horovitz, que explica alguns sintomas. “Além da parte dentária, eles podem ter baixa estatura, clavícula pequena ou falta dela, mãos pequenas, proeminência ou achatamento da face.”
A síndrome não tem consequências graves, dizem especialistas, e seu problema principal é relacionado à parte ortodôntica. Contudo, vai além de uma questão estética: pode atrapalhar a mordida, alterar a fala e causar problemas respiratórios.
“Os dentes de leite nascem, mas os permanentes demoram. A criança pode ter mais dentes que o normal, mas ficam ‘escondidos’ dentro do maxilar”, esclarece a cirurgiã bucomaxilofacial Katyuscia Lurentt.
“A cirurgia remove os dentes a mais e ‘puxa’ os demais para baixo. Depois, um aparelho ajeita a arcada dentária.
O diagnóstico é feito através de uma radiografia panorâmica da face”, diz a odontologista Rosane Costa.
“Quanto antes for descoberto, melhor. Até mesmo por uma questão psicológica. Chegar à idade adulta sem dentes faz mal para o emocional das pessoas. O ideal é fazer a cirurgia por volta dos 12 anos.”
O tratamento dentário demora cerca de dois anos para ser finalizado, dependendo do caso. A cirurgia, porém, nem sempre soluciona completamente o problema ortodôntico.
“Às vezes, alguns dentes nascem com deformidade e é preciso fazer um implante”, explica Rosane.
Embora o tratamento normalmente seja feito com um ortopedista, em alguns casos pode ser feita uma cirurgia para remontar a cintura escapular, repondo a clavícula.
“É preciso, porém, analisar caso a caso e a gravidade de cada paciente”, diz o ortopedista Rubene Campos.
Na sua conta no Instagram, Gaten postou uma foto com os dentinhos, mas, na legenda, explicou aos fãs: “Esses são falsos”. Segundo a imprensa americana, o ator mirim teria feito, neste ano, a primeira cirurgia para consertar o sorriso. (Elisa Clavery/AG)