Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de maio de 2024
A possibilidade de fechar as entradas e as saídas de Porto Alegre está sendo avaliada pela prefeitura. Com a cheia do Guaíba, diversas ruas da capital gaúcha ficaram inundadas em diferentes pontos. Na manhã dessa sexta-feira (3), o prefeito Sebastião Melo esteve reunido com governador gaúcho, Eduardo Leite, o Comando Militar do Sul, e órgãos federais e estaduais para traçar medidas para garantir a segurança da população. “Estamos trabalhando em parceria com Exército e Governo do Estado para salvar vidas’’, disse Melo.
Em decisão conjunta com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) e Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Melo recomendou o fechamento de lojas e comércios do Centro Histórico e 4° Distrito nessa sexta-feira. O pedido se deve à elevação do nível do Guaíba e a preocupação com a possibilidade de rompimento do portão 12. O portão 14 ruiu no final da manhã quando tanques do Exército chegavam para reforçar a estrutura.
“Esta não é a primeira enchente, mas talvez a maior desde 1941. A cada momento temos que tomar novas decisões e hoje estamos fechando comércio do Centro e 4° Distrito. O Mercado Público já está fechado desde as 10h, assim como as unidades de saúde do Centro. Os portões estão sendo vistoriados, mas mesmo assim temos problemas de vazamento de água’’, afirmou Sebastião Melo.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação informou que todos os acessos ao Centro Histórico chegaram a se bloqueados. Até as 22h dessa sexta, a EPTC registrava 71 ocorrências em aberto, sendo 49 com bloqueio total de via por acúmulo de água e 10 com acúmulo de água ocasionando bloqueio parcial, 1 por postes/fios caídos na via com bloqueio total e 2 semáforos fora de operação devido ao evento climático.
Mais de 500 pessoas estavam nos abrigos provisórios montados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Defesa Civil Municipal. Além das três estruturas – Ginásio da Brigada Militar, Pe. Leonardi e Escola Estadual Custódio de Mello -, a prefeitura ampliou o acolhimento às vítimas da enchente nessa sexta-feira. Também estão à disposição o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), no Menino Deus, e o Ginásio Rede Calábria, na Vila Nova, exclusivo para pessoas em situação de rua.
Socorro
Em entrevista coletiva no fim da tarde dessa sexta-feira (3), o governador Eduardo Leite garantiu que não faltarão recursos estaduais para a prestação de socorro às vítimas e para a reconstrução das cidades após o desastre ambiental que afeta o Rio Grande do Sul desde segunda-feira.
“O Estado tem suas restrições financeiras, mas não serão poupados recursos para prestar o atendimento necessário para salvar vidas e permitir a reconstrução do patrimônio público e das famílias gaúchas. Não permitiremos que os afetados sejam vítimas do desalento e da desatenção nos dias seguintes da enchente”, afirmou.