Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de dezembro de 2021
Atendimentos são suspensos na sexta-feira (31) e retornam à normalidade na segunda-feira
Foto: Ascom SefazMais de 265 mil famílias já retiraram o Cartão Cidadão do governo do Estado e puderam utilizá-lo neste final de ano. Porém, mais de 165 mil ainda não o buscaram, deixando de fazer uso dos programas sociais aos quais têm direito: o Devolve ICMS e o Todo Jovem na Escola.
Os beneficiários, no entanto, não precisam esperar até 2022 para ter o cartão, pois os atendimentos seguem normalmente até quinta-feira (30). Na sexta-feira (31), véspera de Ano-Novo, a ação será interrompida, pois é feriado bancário, mas retorna na segunda-feira (03).
Em Porto Alegre, a retirada ocorre na FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), das 8h às 12h. No interior do Estado, o atendimento é realizado nas agências do Banrisul, respeitando o horário bancário de cada município. A FGTAS fica na avenida Borges de Medeiros, 521 – Centro Histórico, e a entrega é feita em parceria com o Banrisul e Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão. O local será ponto de entrega até 31 de janeiro.
Para retirar o cartão, o usuário precisa portar documento de identificação oficial com foto e número de CPF e usar máscara. Para conferir onde será feita a distribuição em cada cidade, clique aqui para visualizar a lista.
Mais de 432 mil famílias beneficiadas
Com o Devolve ICMS, mais de 432 mil famílias do Rio Grande do Sul terão uma devolução de R$ 400 por ano, pagos em parcelas trimestrais de R$ 100. A primeira foi creditada no cartão em 15 de dezembro.
A iniciativa é do governo do Estado, que visa devolver ICMS para pessoas de baixa renda. O programa abrange famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e que recebam o benefício do Bolsa Família ou que o titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de Ensino Médio regular.
O intuito do Devolve ICMS é garantir maior justiça tributária, pois as famílias mais pobres pagam, proporcionalmente, mais impostos em relação à sua renda.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul