Ícone do site Jornal O Sul

Entregue Troféu Mérito Genético Angus

Crédito: Marco Quintana

O trabalho de seleção genética da raça Angus lastreado em respostas quem vêm do campo garantiu ao engenheiro agrônomo da Cabanha Santa Joana, de Santa Vitória do Palmar (RS), Ulisses Rodrigues Amaral, a vitória no Troféu Mérito Genético pela quarta vez. A entrega ocorreu durante jantar de confraternização da Associação Brasileira de Angus realizado na quinta-feira passada (10), na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. “De nove edições, vencemos quatro. Fomos a primeira cabanha a conquistar o Mérito e somos a mais premiada. Vejo isso como resultado de nosso trabalho de seleção através do programa de melhoramento. Um resultado que vem sendo construído ao longo de toda uma vida”, pontuou.

Segundo o selecionador, o segredo está em atentar para os resultados que o melhoramento genético traz no campo e utilizar as informações disponíveis no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). “Temos três touros entre os dez primeiros do Promebo de 2015. O processo de melhoramento se dá quando a resposta que se busca está aliada à produção no campo.” As ações destacadas de melhoramentos genético também renderam premiação à Parceria Rotta Assis – Estância Tradição (2º lugar), a Caio Cesar Fernandes Vianna, da Cabanha São Xavier (3º lugar), a Eduardo Macedo Linhares, da GAP Genética (4º lugar) e a Antônio Zancanaro, da Fazenda Rio da Paz (5º lugar).

Realizado desde 2007, o Troféu Mérito Genético valoriza no âmbito nacional a genética Aberdeen Angus, destacando aqueles que conseguem atingir um papel de relevância com o trabalho de melhoramento. A iniciativa é aberta a todos os criadores que participam do Promebo, da Associação Nacional de Criadores (ANC – Herd Book Collares).

 

Sair da versão mobile