Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de junho de 2015
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) projeta, para a próxima semana, o início das ações que possibilitarão a autuação dos infratores de trânsito através das imagens das câmeras de monitoramento da circulação na cidade. Essas autuações se tornaram possíveis pela recente publicação da Resolução 532/2015, do Nacional de Trânsito (Contran).
Anteriormente, conforme a Resolução 471/2013, a fiscalização somente poderia ser realizada nas estradas e rodovias. Agora, com a nova resolução, este procedimento foi estendido para todas as vias, contanto que haja a disposição de sinalização indicativa de fiscalização.
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, explica a medida. “Muitos motoristas somente respeitam as leis de trânsito na presença dos agentes de fiscalização. Fora isto, cometem uma série de infrações, com graves riscos à segurança dos demais condutores e dos pedestres. Esta decisão do Contran, de também liberar autuações pelas câmeras de monitoramento, busca reduzir o números de acidentes”.
O objetivo da ação é flagrar todos os tipos de infração, principalmente motoristas que desrespeitam o sinal vermelho e não dão preferência aos pedestres. No entanto, o diretor admite que haverá tolerância durante à noite, por questões de segurança.