Desde o início das chuvas que ocasionaram as enchentes em Porto Alegre entre o final de abril e o começo de maio, a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) já recebeu 295 placas veiculares, que foram entregues pelos cidadãos aos agentes de fiscalização na sede da empresa ou encontradas durante a limpeza da cidade.
Destas, 146 proprietários foram contatados e 100 placas já foram restituídas. Pelo menos 19 motoristas contatados decidiram confeccionar novas identificações.
Aqueles que perderam as suas placas podem consultar pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1), ou fone 118, para saber se a sua identificação foi encontrada. Caso positivo, basta retirá-la no setor de vistorias da EPTC, localizado na rua João Neves da Fontoura, 7, bairro Azenha, das 9h às 16h.
Para aqueles que não encontraram sua placa, o Detran-RS divulgou no dia 23 de maio que dispensa a taxa de vistoria para reposição daquelas extraviadas devido à inundação.
Quem constatou a perda da identificação deve fazer o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia Civil ou na plataforma on-line. Com ele em mãos, o cidadão deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do Detran-RS para solicitar autorização para fabricação de uma nova placa.