Uma equipe técnica do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) está em Porto Alegre, de segunda-feira (17), a quarta-feira (19), para uma missão especial de recuperação e reconstrução da infraestrutura social em resposta à enchente histórica.
A instituição financeira está em fase de contratação com o município de financiamento destinado ao Programa de Desenvolvimento Social com Sustentabilidade Fiscal para Porto Alegre, denominado PortoAlegre+Social.
A missão é essencial para a coleta de dados e a recuperação de equipamentos sociais, tais como escolas, unidades de saúde e centros de atendimento social. Com um investimento de 187,5 milhões de dólares, dos quais 37,5 milhões são de contrapartida do município, com prazo de carência de seis anos e amortização de 20 anos, o financiamento representará um marco significativo para o desenvolvimento social e fiscal da cidade, visando promover a inclusão da população vulnerável e oferecer serviços sociais de excelência, enquanto eleva a qualidade do gasto público e a sustentabilidade fiscal.
O PortoAlegre+Social, que aguarda parecer final da STN (Secretaria do Tesouro Nacional) e aprovação do Senado Federal, conta com a expectativa de contratação ainda em 2024.