Desde o início da semana passada, os municípios de Tramandaí, Capão da Canoa, e Torres, no Litoral Norte do Estado, contam com mais uma iniciativa de estímulo à cidadania e à segurança. São os chamados “Grupos de Trânsito” da BM (Brigada Militar).
A ação prevê uma série de atividades, desenvolvidas pelas três companhias que integram o 2º BPAT (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas). Além de barreiras dinâmicas, buscando identificar e retirar de circulação armas, drogas e criminosos, os policiais militares desenvolvem trabalhos educativos e preventivos, além de orientar condutores de veículos, incluindo moradores e veranistas.
De acordo com o major Tiago Almeida, subcomandante do 2º BPAT, o objetivo é priorizar a educação para o trânsito, garantindo maior fluidez na circulação e, consequentemente, evitando outros delitos, como lesões corporais entre condutores”.
O oficial ressalta a necessidade de que os motoristas observem a sinalização das vias públicas e que cumpram esse fundamento com rigor, evitando transtornos para o condutor, como ter o veículo recolhido ou notificado.