Ícone do site Jornal O Sul

Escola Judiciária Eleitoral do RS debate durante toda esta sexta-feira (20) temas ligados às eleições de 2018

“As eleições de 2018 serão históricas pela condição do País e o eleitorado precisa se conscientizar para escolher bem, pois nós elegemos aqueles dos quais nos queixamos”, aponta o presidente do TRE, Carlos Cini Marchionatti. Foto: divulgação.

Acontece hoje (20), até as 18h, no prédio do Fórum Central, na Capital, o evento Eleições 2018, Cenários e Perspectivas, numa realização da Escola Judiciária Eleitoral do RS. O objetivo é “começar a contribuir com orientações sobre as eleições, especialmente aos partidos e aos candidatos, analisando as exigências para registro das candidaturas, bem como os formatos que poderão ser adotados nas campanhas”. Quem explica é o desembargador Carlos Cini Marchionatti, presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que aponta a relevância da iniciativa, uma vez que “irregularidades podem ter consequências graves”. O evento traz à tona questões polêmicas e muitas outras, sob o ponto de vista jurídico, que servirão para esclarecer e aperfeiçoar o pleito.

“As eleições de 2018 serão históricas pela condição do País e o eleitorado precisa se conscientizar para escolher bem, pois nós elegemos aqueles dos quais nos queixamos”, aponta o presidente do TRE. “Se não for assim, nada vai mudar”, reitera.

O evento é pioneiro em seu formato neste cenário pré-eleitoral, com debates que passam por temas políticos, jurídicos, jornalísticos, econômicos e sociais. O público-alvo são representantes de partidos políticos, advogados, juízes, promotores, servidores eleitorais e todos os demais ligados ao segmento.

Os debates do Simpósio e Painel que integram o encontro estão sendo pontuados pela presença de nomes de peso. São eles: ministro Herman Benjamin (TSE e STJ), ministro Carlos Bastide Horbach (TSE), advogado Paulo Ziulkoski (presidente da CNM), professores André Nunes (Economista-chefe do Sistema Fiergs), Domingos Soares Farinho (Universidade de Lisboa), Cristiano Machado Costa (Unisinos) e a jornalista Natuza Nery (Globo News). Durante o evento também será lançado o 1º Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do RS.

Segundo o desembargador Carlos Cini Marchionatti, presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral),  outras edições deste debate estão por vir.

Sair da versão mobile