Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de outubro de 2016
“Foram meus filhos que despertaram em mim a inquietação por buscar uma escola que pudesse oferecer a eles oportunidades para desenvolverem-se como pessoas livres, plenas e éticas. Foi assim que encontrei a Lumiar e me apaixonei por sua metodologia”, afirma a educadora-empreendedora, Maria Soledad Gomez, responsável por implantar a Escola Lumiar aqui na capital. O lançamento acontece no dia 25 de outubro, às 19 horas, no Teatro do CIEE (Rua Dom Pedro II, 861) onde será apresentado o projeto pedagógico da Lumiar e serão discutidos os desafios da educação no contexto atual.
Na Lumiar estudam crianças de quatro meses a 14 anos de idade que recebem o aprendizado através de um currículo em mosaico, tendo uma aprendizagem personalizada, sempre com foco na construção e expansão de competências e habilidades dos estudantes. As disciplinas são embutidas em projetos interdisciplinares que mostram o sentido de sua aplicação. Para aprender geografia, vale dar uma volta pela cidade e no entorno da escola. Os conceitos da química ou a física são encontrados em uma oficina de culinária ou na prática de esportes.
Em vez de apenas provas ou testes, as avaliações são feitas por meio de observações, interações e diálogos. Não há a figura tradicional do professor, e sim de tutores e mestres. As turmas são agrupadas por faixas etárias ampliadas e os alunos escolhem em que ordem trabalham os tópicos do currículo. “As crianças da Lumiar participam de assembleias semanais onde ajudam a criar as regras de convivência e têm forte experiência de cidadania. Também olham notícias do dia a dia e começam a entender o mundo e formas de procurar informação. Sabem usar iPad e aprendem a escrever primeiro no mundo digital”, afirma Ricardo Semler.
Segundo Maria Soledad, é uma escola que ajuda a preparar os filhos para a vida, respeitando sua individualidade e inteligência. “Como empreendedora, a implantação do método aqui no Estado será minha contribuição para uma sociedade mais humana e criativa. Como mãe e educadora, será a possibilidade de oferecer aos meus filhos a melhor educação para lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.”
Mais informações sobre a Escola Lumiar podem ser obtidas pelo site http://lumiar.org.br/