Se pararmos para refletir sobre a atual conjuntura econômica mundial e analisarmos a situação de cada país, devemos questionar o que levou determinada nação a prosperar e enriquecer, ou, ao contrário, por que motivo a economia não vai bem.
Para obtermos tais resultados, devemos optar por escolhas que nos façam chegar aos objetivos que foram traçados. Essa frase até pode parecer clichê, mas é a pura verdade. Quais são as escolhas que estamos fazendo hoje para termos como resultado um país com economia saudável? Ou não estamos buscando evoluir nesse quesito?
É sabido que os geradores de riqueza são os empresários, pessoas e grupos que decidem arriscar e empreender em todo o bom e produtivo sentido. Sendo eles os que produzem, por que se torna tão difícil criar e gerir um negócio neste país?
Cada vez mais, são criadas medidas e leis que, mesmo que tenham a intenção de organizar o crescimento da sociedade, acabam, por fim, atrapalhando ainda mais aqueles que querem gerar riqueza.
Há tantas soluções interessantes que deram certo em outros lugares, que tranquilamente poderíamos adotar, mas, ao contrário disto, governos anteriores buscavam na Venezuela e Bolívia a fonte de inspiração para o desenvolvimento do Brasil. O resultado de seguir essa linha política podemos acompanhar nos noticiários.
Países com mais liberdade econômica têm como resultado um crescimento mais constante. O indivíduo que quer empreender encontra menos burocracias e barreiras impostas por burocratas que, em alguns casos, nada entendem de negócios.
Existe um caso muito interessante para analisarmos, que é Singapura, que multiplicou seu crescimento em mais de cem vezes desde a sua independência. Está em segundo lugar no ranking dos países com mais liberdade e em terceiro entre os países mais ricos, isto é, Singapura nos ensina que quanto mais livre for o país, mais rico economicamente ele pode ser.
Que escolhas e caminhos devemos seguir? Pois é a partir disso que colheremos os resultados.
Fabio Steren é consultor em segurança, empresário e associado do IEE