Médico e artista visual, Marcelo Zanini expõe suas obras neste sábado (13), no Espaço Cultural Correios, em Porto Alegre. Com curadoria de Fábio André Rheinheimer, a exposição “Croma” reúne 27 obras de grandes dimensões e pode ser apreciada até o dia 18 de maio, de terça a sábado, das 10h às 17h, com entrada franca.
“As obras selecionadas são isentas de elementos figurativos balizadores convencionais; a discorrer sobre sentimentos como o sofrimento, a paixão e a fúria, elementos essencialmente humanos”, apresenta o curador.
Marcelo Zanini iniciou a pesquisa do expressionismo abstrato na década de 1990, participando de exposições no Brasil e no exterior. O artista concilia a medicina com a pintura e transformou sua clínica em uma galeria de arte, além de abrir um espaço para o estúdio onde produz suas obras. “Na medicina eu trabalho com precisão milimétrica, mas na arte abstrata eu exerço a liberdade nos gestos e na profusão de cores”, revela Zanini.
Resultado de um longo processo criativo, a exposição “Croma” apresenta um conjunto de obras em sintonia tanto no que se refere ao conceito abordado quanto à técnica empregada. “Por meio de sua gestualidade, Marcelo expressa a inspiração momentânea a cada pincelada. Nessa pesquisa continuada, ele desenvolve uma estética visceral e intensa, muito alinhada à proposta do expressionismo abstrato”, conclui Rheinheimer.