Após seis semanas, as crianças espanholas foram autorizadas a sair de casa neste domingo (26) para brincar ou passear nas ruas. A Europa começa a flexibilizar o confinamento imposto pela pandemia de coronavírus, que deixou mais de 200.000 mortos no mundo. Mesmo assim, há regras.
A autorização vale para crianças menores de 14 anos e as regras são chamadas de “regras dos quatro 1”: um adulto pode acompanhar, uma vez por dia, por uma hora e por um quilômetro.
Também não é possível brincar com os vizinhos, e além de cuidar para não se distanciar do perímetro de um quilômetro de casa, e não levar mais de uma hora, os parques também estão fechados. As crianças também sabem que não podem tocar em nada.
Como a ansiedade das crianças é grande, a expectativa é de várias pessoas nas ruas, por isso há quem planeje a saída em horários cedo para conseguir respeitar a distância de dois metros.
A Espanha, que adotou em 14 de março um dos mais rígidos confinamentos do planeta, registrou nas últimas 24 horas o menor saldo de mortes diárias desde 20 de março, com 288 novos óbitos.
?Las niñas y niños menores de 14 años ya pueden salir a jugar y pasear. Es nuestra RESPONSABILIDAD hacerlo con seguridad.
Sigue la regla de los 4 1⃣:
1⃣adulto
1⃣vez
1⃣hora
1⃣kmY no olvides las pautas de higiene y la distancia social‼#EsteVirusLoParamosUnidos
Dentro vídeo? pic.twitter.com/cw20tZdHpk
— La Moncloa (@desdelamoncloa) April 26, 2020