Ícone do site Jornal O Sul

A Espanha proíbe as pessoas de fumarem na rua para conter os novos casos de coronavírus

Dados de cidadãos cadastrados ficarão sob sigilo mas serão compartilhados com governos de países da União Europeia. (Foto: Reprodução)

A Galícia, região do noroeste espanhol, vai proibir – a partir desta quinta-feira (13) – que pessoas fumem nas ruas ou nas “terrazas” (bares na calçada) se não for possível manter o distanciamento. A medida inédita contra o novo coronavírus na Espanha é uma resposta ao aumento das infecções.

No fim de julho, a Sociedade Espanhola de Epidemiologia pediu a proibição do fumo em áreas externas, uma vez que “os fumantes infectados e assintomáticos podem emitir gotículas de saliva contendo o vírus Sars-CoV-2, colocando em risco o restante da população”. A proibição faz parte de um pacote de medidas do governo regional para conter o aumento dos casos de Covid-19, que inclui a realização de mais testes PCR.

A Galícia não está entre as regiões mais afetadas pela doença. Com 30 casos a cada 100 mil habitantes, está longe da média nacional (de 97 a cada 100 mil). Uma das áreas mais próximas à Portugal que tem controlado suas taxas de infecção, a região proíbe reuniões de mais de 10 pessoas.

Com os novos surtos, a Espanha se tornou o país da Europa ocidental com maior número de infectados (cerca de 330 mil). Várias regiões implementaram um “toque de recolher” em bares e, exceto nas Ilhas Canárias, o uso de máscara é obrigatório em todo o país.

Sair da versão mobile