Quinta-feira, 17 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 8 de abril de 2025
O animal pertence à família Mustelidae, a mesma de mamíferos carnívoros como ariranhas e lontras.
Foto: William Polli/UrbiaUma irara (Eira barbara) foi avistada nesta terça-feira (8) no Cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa entre Cambará do Sul e Praia Grande (SC).
O animal pertence à família Mustelidae, a mesma de mamíferos carnívoros como ariranhas e lontras. Por ocorrer em áreas de Mata Atlântica, o avistamento reforça a importância do trabalho de preservação realizado tanto no Parque Nacional de Aparados da Serra quanto no Parque Nacional da Serra Geral, onde está o Cânion Fortaleza.
As principais ameaças à espécie são a degradação e a fragmentação do habitat, causadas principalmente pelo desmatamento e pelas queimadas.
Também conhecida como “papa-mel”, devido à preferência por esse alimento, a irara se junta a outros registros relevantes nos parques nacionais sob gestão da Urbia, como o leão-baio e o lobo-guará – este último, uma espécie considerada extremamente ameaçada de extinção, que voltou a ser avistada com mais frequência na região do Cânion Fortaleza graças à preservação ambiental da área.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul