Por Andrei Severo * | 31 de março de 2022
Especulado no Grêmio nos últimos dias, o Lyon, da França, anunciou a contratação de Tetê, ex-jogador da base do tricolor gaúcho. O atacante chega ao clube francês por empréstimo até o dia 30 de junho, e por conta de uma excessão aberta no futebol do país, poderá atuar imediatamente mesmo com a janela de transferências fechada.
Tetê estava negociando um possível retorno ao Grêmio. No Shakhtar Donetsk desde fevereiro de 2019, o atacante estava procurando um novo clube para continuar jogando, tendo em vista que o Campeonato Ucraniano foi paralisado por conta dos conflitos envolvendo Ucrânia e Rússia.
O grande empecilho era que a janela de transferência europeia estava fechada, o que impossibilitava Tetê de continuar no Velho Continente. Recentemente, o atacante havia sido especulado no Benfica, de Portugal e no Souhampton, da Inglaterra.
Porém, o Campeonato Francês abriu uma excessão para que os clubes contratassem jogadores que estavam nos países envolvidos na guerra até o dia 7 de abril. Anteriormente, Tetê estava acertando seu retorno a Porto Alegre para jogar por três meses, quando a janela europeia reabrisse.
Na base do tricolor gaúcho, Tetê era um dos nomes de maior destaque dentre as categorias. Entretanto, em certo momento, junto ao seu empresário, o atacante exigiu que atuasse na equipe titular do profissional gremista, e acabou sendo barrado pelo então treinador do clube, Renato Portaluppi: “Não adianta empresário vir aqui tumultuar”.
Pelo Shakhtar Donetsk, Tetê atuou em 108 partidas, marcou 31 gols e deu 13 assistências. Tricolor vendeu o atacante por R$ 42 milhões em troca de 45% dos direitos do jogador. Grêmio mantém 15% dos direitos econômicos do atleta, além de 3% do mecanismo de solidariedade por ser o clube formador.