Terça-feira, 22 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo “Esperamos que Rússia e Ucrânia façam um acordo esta semana”, diz Trump

Compartilhe esta notícia:

O republicano acrescentou que os dois países passarão a fazer "grandes negócios com os EUA" caso uma trégua para o conflito seja efetivada. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na rede social Truth Social no domingo (20) que espera um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia assinado ainda “nesta semana”. O republicano acrescentou que os dois países passarão a fazer “grandes negócios com os EUA” caso uma trégua para o conflito seja efetivada.

“Esperamos que a Rússia e a Ucrânia cheguem a um acordo nesta semana. Ambos começarão a fazer grandes negócios com os Estados Unidos da América, que prosperam, e farão uma fortuna!”, escreveu o presidente norte-americano.

A publicação de Trump, porém, não dá detalhes sobre avanços nas negociações de paz. O secretário de Estado estadunidense, Marco Rubio, disse na sexta-feira (18) que o governo iria abandonar os esforços para promover um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, ao menos que, nos próximos dias, os países dessem sinais claros de que um acordo é possível.

O presidente russo Vladimir Putin rebateu Rubio e disse que houve progresso nas conversas, inclusive com o cessar-fogo no Mar Negro (que teve acusação de violação dos dois lados), e que a Rússia permanece comprometida.

Putin, entretanto, declarou que a relação com os Estados Unidos tem sido “complicada”. Com Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, o contato tem sido ainda pior, uma vez que o governo Trump realizou conversas sobre o encerramento do conflito sem consultar a Ucrânia.

Ataques aéreos

A Rússia retomou nessa segunda-feira, 21, os ataques aéreos com drones e mísseis ao leste e ao sul da Ucrânia, afirmam as autoridades ucranianas. Uma casa e uma fábrica de alimentos, que pegou fogo, foram atingidas. Não foram contabilizadas vítimas.

Os ataques foram retomados por volta das 4h57 da manhã desta segunda (23h57 do domingo no horário de Brasília).

Moscou e Kiev haviam acordado uma trégua de Páscoa, mas trocaram acusações de que ambos os lados terem violado o cessar-fogo, que terminou no domingo, 20.

Segundo o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, a Rússia violou a trégua mais de 2 mil vezes, mas diz que não houve alertas de ataque aéreo no território do país e propôs estender a interrupção dos bombardeios.

“Não houve alertas de ataque aéreo hoje”, disse Zelensky, propondo “cessar o bombardeio com drones e mísseis de longo alcance contra infraestrutura civil por um período de 30 dias”.

Putin anunciou inesperadamente uma “trégua humanitária” de 30 horas para a Páscoa no sábado, 19, entre 18h00 de sábado e meia-noite de domingo (horário local). Zelenski respondeu no sábado prometendo respeitar o cessar-fogo. As informações são do jornal Correio Braziliense e da agência de notícias AFP.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Quem foi o primeiro papa do mundo? Veja a lista com os últimos dez pontífices da história
Zelensky diz que os bombardeios russos na Ucrânia chegam a 1.355 e propõe cessar-fogo
https://www.osul.com.br/esperamos-que-russia-e-ucrania-facam-um-acordo-esta-semana-diz-trump/ “Esperamos que Rússia e Ucrânia façam um acordo esta semana”, diz Trump 2025-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar