A blogueira australiana Belle Gibson está sendo processada por ter enganado consumidores. Ela ficou conhecida mundialmente por fingir ter vencido a luta contra um câncer terminal no cérebro usando terapias naturais em vez das técnicas médicas tradicionais, e até lançou um aplicativo e publicou um livro sobre a suposta receita milagrosa.
Uma associação que defende o direito dos consumidores do Estado australiano de Vitória conduziu uma investigação sobre as atividades de Belle e pediu à Corte Federal do país para prosseguir com ação legal, que foi acatada. A editora Penguin Australia, que lançou o livro da blogueira, já concordou em pagar multa de 22,2 mil dólares (mais de 78 mil reais) por não ter checado os dados da “escritora”.
A blogueira dizia ter curado o câncer com medicina ayurveda, terapia de oxigênio e uma dieta sem glúten e açúcar refinado. Ela capitalizou a fama lançando um aplicativo e o livro “The Whole Pantry”, prometendo direcionar parte dos lucros com as vendas para instituições de caridade, o que não ocorreu.
Com os holofotes, fragilidades em sua história começaram a surgir e, em entrevista à revista Women’s Weekly, ela confessou que nenhuma de suas alegações era verdadeira.
Diversas empresas “compraram” a história falsa.
Além da editora Penguin, há mais empresas que, segundo a imprensa australiana, divulgaram o caso, mas não compartilham a culpa pela ascensão de Belle. Entre elas estão a gigante Apple, que produziu um aplicativo exclusivo para iOS a partir do livro “The Whole Pantry” e uma série de companhias de mídia que viram sinais de lucro com a sua história. Conforme a imprensa australiana, elas também teriam culpa por terem cegamente concedido à blogueira suas plataformas.
A fraude de Belle a alçou à fama e lhe trouxe uma fortuna, além de notoriedade mundial. A Apple aproveitou o boom de vendas de seu livro e comercializou seu aplicativo, que teve sucesso meteórico, foi premiado e ia ser uma peça central do novo smartwatch da empresa.
Vida de luxo.
Há rumores de que o sucesso internacional da australiana gerou a ela lucros de mais de 1 milhão de dólares. Talvez por essa razão, a blogueira vivia até recentemente em um mundo cinco estrelas: inundada em roupas de grife; gastava milhares de dólares em bolsas; realizou uma série de viagens internacionais; e trocou seu apartamento de dois quartos por um belo loft de luxo à beira-mar.
Derrocada.
Documentos apresentados por um gerente de sua empresa mostram que, no auge da “brincadeira”, Belle usou seu negócio para comprar um BMW X3. E rumores apontam que, com todo o escândalo desvendado em torno de seu sucesso, ela teria “vendido” a entrevista em que confessou seus erros ao programa “60 Minutos” por 45 mil dólares para tentar saldar suas dívidas.