Segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 5 de junho de 2020
Ação do Escritório de Fiscalização no Centro Histórico para verificação do cumprimento das determinações de contenção do Coronavírus.
Foto: Luciano Lanes/PMPAA Prefeitura de Porto Alegre notificou estabelecimentos comerciais pela utilização de túneis de desinfecção de pessoas. Em ação das equipes da Vigilância em Saúde, na quinta-feira (4), os locais foram orientados a suspender a utilização destas cabines de desinfecção humana até que sejam fornecidos laudos comprobatórios da eficácia dos produtos químicos desinfetantes em uso, e acerca da toxicidade destes agentes químicos em contato direto com a pele, mucosas e inalação por humanos.
Segundo o gerente da unidade de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Páscoa, a ação foi realizada a pedido do Ministério Público Estadual e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nota Técnica nº 51 da Anvisa – que trata da desinfecção de pessoas em ambientes públicos e hospitais durante a pandemia de Covid-19, afirma que a prática de borrifação de produtos sobre seres humanos tem potencial para causar lesões dérmicas, respiratórias, oculares e alérgicas.