Ícone do site Jornal O Sul

Estabelecimentos noturnos são interditados na Zona Leste de Porto Alegre

Oposição fala em interferência do governo federal e prejuízo à segurança pública. (Foto: Pedro Piegas/PMPA)

Em mais um capítulo da operação “Esforço Concentrado”, fiscais da prefeitura de Porto Alegre interditaram cautelarmente na madrugada desse domingo (10) dois estabelecimentos noturnos localizados na Zona Leste. As medidas foram motivadas por diversas irregularidades administrativas, de segurança e perturbação da ordem.

O primeiro é um bar com eventos, localizado no bairro Agronomia e que já havia sido foi alvo de denúncias do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). A atividade é considerada de alto risco, entretanto não possuía alvará de funcionamento e nem plano de proteção contra incêndios (PPCI).

Já o segundo, na Lomba do Pinheiro, funcionava sem a devida licença e além do horário-limite. “Em razão das medidas, os proprietários não poderão mais realizar festas e shows”, ressaltou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

O fim de semana teve, ainda, uma série de aglomerações dispersadas em ruas do bairro Cidade Baixa, na área central da capital gaúcha atualmente uma das regiões de maior concentração boêmia na cidade. A ação contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal.

Mobilização permanente

A ofensiva é realizada de forma permanente nos fins de semana e tem entre suas principais finalidades ampliar a segurança de quem protagoniza a vida noturna de Porto Alegre, seja como cliente, trabalhador ou empreendedor.

Além das ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, a força-tarefa monitora os locais de maior movimentação nas madrugadas.

Qualquer cidadão pode auxiliar no combate a crimes e irregularidades, por meio do encaminhamento de casos à Guarda Municipal (telefone 153 ou aplicativo 156+POA, disponível para celular). A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas, garantindo assim o sigilo ao denunciante.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile