Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de março de 2023
Depois de 11 anos sem obter o título, Estado Maior da Restinga é a escola campeã da série Ouro do Carnaval de Porto Alegre em 2023. A apuração do resultado dos desfiles foi realizada na tarde dessa segunda-feira (6) no Complexo Cultural Porto Seco. Entre sexta e sábado, 21 agremiações passaram pela avenida do samba, incluindo dez pela série Ouro, dez pela Prata e uma tribo.
A Estado Maior da Restinga foi a penúltima escola a entrar na avenida Carlos Alberto Barcellos, o Roxo, na segunda noite do Carnaval de Porto Alegre. Nas cores vermelho, verde e branco, tendo como símbolo um cisne branco, a agremiação apresentou o enredo “Bendita és tu, Anastácia negra dos olhos azuis”. Situada no bairro Restinga, a sociedade recreativa e beneficente soma mais um título aos 11 que já possuía do carnaval de Porto Alegre. Seu presidente atual é Aldo Carlos Rabello.
Em segundo lugar no grupo Ouro, após critério de desempate, está a Unidos de Vila Isabel, que desfilou durante a primeira noite do Carnaval da capital. Nas cores azul, amarelo e branco, tendo como símbolo a Pomba Branca, a escola do bairro Santa Isabel, do município de Viamão, na região metropolitana, trouxe o enredo “Agora a Vila Isabel te pergunta, o que vale ouro pra você? A agremiação ostenta seis títulos e seu presidente é Jorge Correa (Preto).
No grupo Prata, a campeã é a Copacabana. A Azul, branco e rosa, do bairro Bom Jesus, na Zona Leste de Porto Alegre, veio com o enredo “Os ideais de liberdade dos Agudás”. O termo diz respeito a comunidades de escravos libertos no Brasil (afro-brasileiros) e que retornaram ao Benim, país da África. A escola, presidida por Antônio Ricardo Silveira, sobe para o grupo Ouro no próximo ano.
Já a escola Império do Sol caiu para o grupo Prata. As escolas Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro e Acadêmicos da Orgia ficaram nos dois últimos lugares da série e em 2024, desfilam apenas como convidadas.
Ao parabenizar as campeãs, o prefeito Sebastião Melo ressaltou que o Carnaval 2023 foi um espetáculo marcado pelo trabalho de famílias, economia criativa, amor e muita alegria.
“O evento no Porto Seco foi uma vitória de todos, tanto das escolas quanto das ligas e comunidades que ajudaram na reconstrução desta festa popular. Eu vi o povo alegre dizendo ‘nós amamos o Carnaval’. A régua elevou e, no ano que vem, temos que fazer um Carnaval ainda melhor”, disse Melo.