Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Estados e municípios têm que zerar a fila do precatório até 2020

Compartilhe esta notícia:

Prazo atual para esse pagamento termina em dezembro de 2024; projeto quer estender para 2028. (Foto: Marcos Santos/USP)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou em duas votações, a PEC (proposta de emenda à Constituição) que definiu 31 de dezembro de 2020 como a data-limite para Estados e municípios zerarem a fila de seus precatórios.

Esses pagamentos são dívidas dos governos com os cidadãos – como quando uma categoria entra na Justiça para cobrar uma gratificação que não foi paga. O relatório manteve a proposta do Senado, feita com sugestões de prefeitos e governadores. Entram no regime especial os precatórios que já estavam atrasados em 25 de março de 2015 e todos os que forem emitidos até o fim de 2020. Para acertar essas dívidas, os governos poderão usar 20% dos depósitos judiciais das ações em que são parte. Hoje, o dinheiro é depositado e fica parado até o fim dos processos.

Também haverá a reserva de 1/12 da receita corrente líquida, que é a soma de todos os recursos que entram no caixa dos governos. Esses valores serão depositados em uma conta dos Tribunais de Justiça, responsáveis pela organização e pagamentos dos precatórios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Calote na faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida chega a quase 30%
Saiba o que o Supremo decidiu sobre o aborto
https://www.osul.com.br/estados-e-municipios-tem-que-zerar-a-fila-do-precatorio-ate-2020/ Estados e municípios têm que zerar a fila do precatório até 2020 2016-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar