Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 30 de janeiro de 2020
Brett Giroir, secretário Assistente de Saúde do governo Trump, durante coletiva.
Foto: Tia Dufour/The White HouseOs Estados Unidos confirmaram nesta quinta-feira (30), o sexto caso de infecção pelo novo coronavírus em seu território, o primeiro em que a transmissão ocorreu em solo americano.
Os casos anteriormente divulgados pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) eram de cinco pessoas que haviam estado na China, onde foram infectadas.
Já o que foi divulgado nesta quinta é o caso de um homem morador de Chicago que, mesmo não tendo viajado ao país asiático, teve contato com sua mulher, que esteve na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto – ela foi o segundo caso confirmado nos Estados Unidos.
Emergência global
Em boletim divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta quinta-feira (30), foi divulgado que mais de 7,8 mil casos da doença já foram registrados no mundo, dos quais 170 pessoas morreram. A OMS afirmou que o novo coronavírus é emergência de saúde internacional.
Embora a maioria dos registros esteja concentrada na China, 18 nações já confirmaram casos da doença, de acordo com a OMS. Antes dos EUA, três países já haviam registrado transmissão interna do vírus: Alemanha, Japão e Vietnã.