Domingo, 26 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Estados Unidos convidam Brasil para integrar o programa espacial Artemis

Compartilhe esta notícia:

Projeto pretende levar mulher à lua em 2024.

Foto: Nasa
A descoberta sobre a Lua foi feita usando o telescópio infravermelho Sofia. (Foto: Nasa)

Em meio à visita que faz ao Brasil, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Robert O’Brien, convidou o país parceiro a integrar o programa espacial Artemis, que pretende levar a primeira mulher à lua em 2024.

“Em nome do presidente [Donald Trump], tenho a honra de convidar o Brasil a assinar os Acordos Artemis. Esses acordos guiarão os Estados Unidos, o Brasil e parceiros com interesses semelhantes à medida que fortalecemos os esforços de exploração espacial para um futuro próspero”, disse O’Brien por meio de sua conta no Twitter.

De acordo com a agência espacial norte-americana (Nasa), o pouso na superfície lunar deve acontecer em 2024, na missão Artemis 3, terceira fase do programa. Antes disso, a Nasa vai lançar dois testes de voo ao redor do satélite para verificar o desempenho, suporte de vida e capacidades de comunicação do foguete e da cápsula onde viajarão os astronautas.

A primeira missão está preparada para 2021, sem astronautas, e a Artemis 2 será com a tripulação, em 2023.

O objetivo da agência é, em colaboração com parceiros comerciais e internacionais, estabelecer a exploração sustentável da superfície lunar até o final da década. A missão é uma espécie de preparação para um outro desafio, ainda mais ousado: enviar astronautas a Marte.

A primeira vez que o homem esteve na lua foi em 1969, com a missão Apollo 11. Pelo mesmo programa, em 1972, a Nasa realizou a última viagem tripulada ao satélite.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Justiça concedeu liminar impondo condições para que ocorram as aulas presenciais em escolas da rede estadual
“Tenho confiança de que podemos dar esse passo com segurança”, diz governador em reunião sobre circulação na fronteira
https://www.osul.com.br/estados-unidos-convidam-brasil-para-integrar-o-programa-espacial-artemis/ Estados Unidos convidam Brasil para integrar o programa espacial Artemis 2020-10-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar