Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de novembro de 2015
Em meio ao deserto do Novo México, nos Estados Unidos, uma cidade com capacidade para 35 mil pessoas será construída ao custo de um bilhão de dólares (cerca de 3,8 bilhões de reais). No entanto, ninguém viverá lá.
A cidade, projetada para ter 40 quilômetros quadrados, tem um único objetivo: servir como um imenso laboratório de testes para novas tecnologias urbanas. “Cite”, seu nome, é a sigla, em inglês, para “Centro para Inovação, Teste e Avaliação”.
Sistemas de transporte inteligente, fontes alternativas de energia e telecomunicações são algumas áreas que poderão ter Cite City como campo de provas. O projeto está sendo desenvolvido pela empresa Pegasus Global Holdings, que busca captar o equivalente a mais de 2 bilhões de reais como investimento inicial.
No coração do projeto está City Lab, uma cidade em escala real construída à semelhança de um município de médio porte americano. Ela terá áreas urbanas, suburbanas e rurais, incluindo parques, shopping centers e igrejas.
Uma parte essencial da cidade, no entanto, não estará à vista: um centro subterrâneo de operações e manutenção, conectado à toda infraestrutura. A expectativa é que o trabalho de construção tenha início ainda em 2015.